Concurso MP-MT: FCC é a banca da seleção para promotor

O concurso do Ministério Público do Mato Grosso (MP-MT), para a carreira de promotor de justiça substituto, terá a FCC como banca.

Autor:
Publicado em:24/04/2019 às 08:44
Atualizado em:24/04/2019 às 08:44

A Fundação Carlos Chagas (FCC) será a banca organizadora do concurso para promotor de justiça substituto do Ministério Público do Mato Grosso (MP-MT). A contratação foi publicada na última terça-feira, 23, no Diário Oficial do Estado. 

Com a banca contratada, o edital pode enfim ser elaborado e publicado. O concurso MP-MT para promotor foi autorizado em março deste ano. Desta forma, a seleção não deve demorar a acontecer, já que os processos estão sendo realizados com celeridade. Confira abaixo o resultado da dispensa de licitação.

Reprodução do Diário Oficial do Mato Grosso em 23/04/2019
Reprodução do Diário Oficial do Mato Grosso em 23/04/2019

 

Ainda em março, o procurador-geral de justiça, José Antônio Borges Pereira, falou sobre o atual quadro funcional do MP-MT. Segundo ele, a instituição necessita de reposição, tendo em vista o falecimento e a aposentadoria de "valorosos membros", que culminaram na disponibilização de várias vagas na carreira.

"É importante destacar que a realização do concurso, por si só, não reflete em aumento de despesa, e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso possui capacidade orçamentária para abertura de concurso público", sustentou José Antônio Borges Pereira.

Último concurso MP-MT foi em 2014

Em 2014, o Ministério Público do Mato Grosso realizou concurso para a carreira de promotor de justiça. Na época, foram oferecidas dez vagas, sendo uma reservada a portadores de deficiência.

MP-MT realizará novo concurso para promotor (Foto: CAU-MT)
Concurso para promotor do MP-MT
terá FCC como banca (Foto: CAU-MT)

Para concorrer, os candidatos precisaram apresentar diploma em Direito e três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial, na ocasião, era de R$20.759,86.

O concurso teve a organização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já os candidatos foram avaliados por meio de provas (objetiva, discursiva e oral), exame psicotécnico, sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos.

A primeira etapa foi a prova objetiva, que contou com 100 questões sobre Língua Portuguesa e diversas áreas do Direito, como: Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Constitucional, Humanos, Eleitoral, Administrativo, Financeiro e Tributário, Difusos e Coletivos e Ministério Público.

Para ser aprovado, foi preciso acertar pelo menos 50 itens da prova. Os habilitados foram encaminhados para as demais etapas. O concurso MP-MT teve validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. 

Prepare-se para o concurso MP-MT

O novo concurso MP-MT para promotor substituto será organizado pela FCC. Com isso, os interessados nesta seleção já podem iniciar os estudos com base nas provas aplicadas pela banca. Além disso, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas para aqueles que precisam se preparar. Confira!

Acesse materias e dicas de preparação para concursos!

Prepare-se para concursos

[VIDEO id="8003"]