Concurso MP-MG para promotor define a Fundep como organizadora
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais definiu a banca organizadora do concurso MP-MG para promotor.
Autor:
Publicado em:09/09/2019 às 11:45
Atualizado em:09/09/2019 às 11:45
O concurso MP-MG para promotor de justiça substituto já tem banca organizadora definida. O Ministério Público do Estado de Minas Gerais definiu a Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa - Fundep como a empresa responsável. A próxima etapa será a publicação do edital.
A banca foi escolhida por meio de dispensa de licitação e ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as principais etapas do concurso. A vigência do contrato será de um ano, até setembro de 2020.
O documento de ratificação que autoriza a contratação da Fundep foi publicado no Diário Oficial do órgão no último sábado, 7, nos atos do procurador-geral. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o cronograma e, portanto, o edital pode ser publicado a qualquer momento.
O número de vagas ainda não está confirmado. As chances serão para promotor e para concorrer será necessário ter nível superior em Direito e, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica.
MP-MG escolhe banca do concurso de promotor
(Foto: Divulgação)
Membros da banca examinadora são escolhidos
Antes da oficialização da organizadora, o MP-MG havia confirmado os membros que farão parte da banca examinadora. Estes, ficarão responsáveis por elaborar as questões da prova e pela correção, se necessário. A formação da banca foi um dos temas abordados em sessão extraordinária no dia 29 de julho.
Também em agosto, foi aprovado o regulamento do concurso MP-MG para o cargo de promotor. O documento foi publicado no Diário Oficial do órgão pela Câmara de Procuradores de Justiça na e antecipa algumas informações importantes, como as etapas de seleção, que serão:
1ª Etapa: Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; 2ª Etapa: Provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; 3ª Etapa: Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental; além de sindicância da vida pregressa e investigação social; de caráter subsidiário 4ª Etapa: Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; 5ª Etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A primeira etapa do concurso MP-MG terá 80 questões, sendo 20 perguntas para cada um dos quatro grupos temáticos, quando para cada questão será atribuído 0,5 ponto.
Grupo I:
Direito Constitucional;
Direito Eleitoral;
Direito Administrativo;
Direito Financeiro e Tributário.
Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina. Legislação.)
Quem deseja ser aprovado deve se antecipar e não esperar o edital ser divulgado. Uma boa maneira é estudando com base no último concurso, que é bem recente. O MP-MG teve edital publicado em 2018 com 40 vagas, sendo 28 para ampla concorrência, quatro para candidatos com deficiência e oito para negros.
Os candidatos foram avaliados em cinco etapas, sendo prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário; provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A primeira prova foi dividida em 80 questões relativas a grupos temáticos, sendo 20 questões para cada conjunto de disciplinas.Os exames foram realizados nos dias 30 de junho e 1º de julho, de 8h às 11h e de 14h às 17h.
A portaria que autorizou a realização do 57º concurso foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público em meados de julho.
A comissão organizadora foi oficializada na mesma época. O grupo será responsável pelos principais trâmites e por resolver qualquer entrave até a publicação do edital, bem como acompanhar a realização de todo o processo da seleção.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!