Concurso MP-MG: banca examinadora será escolhida na segunda, 29
O Conselho Superior do MP-MG escolherá na próxima segunda-feira, 29, os integrantes da banca examinadora do concurso para promotor.
Autor:
Publicado em:23/07/2019 às 14:26
Atualizado em:23/07/2019 às 14:26
Na próxima segunda-feira, 29 de julho, será realizada mais uma sessão do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG). A formação da banca examinadora do concurso para promotor será um dos temas abordados, conforme a pauta publicada no Diário Oficial desta terça, 23.
O Conselho Superior deverá eleger os integrantes da banca examinadora do 57º concurso MP-MG para promotor. Para cada disciplina da prova objetiva, por exemplo, terá um membro da banca.
Os escolhidos serão responsáveis por elaborar as questões de prova e corrigi-las, quando necessário. Na última seleção para promotor, realizada em 2018, as avaliações foram baseadas em quatro grupos temáticos. Foram eles:
Grupo I:
Direito Constitucional;
Direito Eleitoral;
Direito Administrativo;
Direito Financeiro e Tributário.
Grupo II:
Direito Penal e criminologia;
Direito Processual Penal.
Grupo III:
Direito Civil;
Direito Processual Civil.
Grupo IV:
Direito Material Coletivo;
Direito Processual Coletivo.
Depois da formação da banca, o próximo passo é a publicação do regulamento do concurso. Ele contém informações sobre as etapas da seleção e critérios de avaliação. Depois, o edital é divulgado com as datas de inscrição e provas.
MP-MG prepara novo concurso para promotores (Foto: Divulgação)
O cargo de promotor do MP-MG exige nível superior em Direito e, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica. A remuneração inicial é de R$26.125,17, de acordo com o último edital. Os servidores ainda recebem benefícios.
O novo concurso para o Ministério Público foi autorizado em julho. A comissão organizadora dos trâmites internos também já está formada. O órgão tem o costume de contratar uma banca organizadora para auxiliar na aplicação das etapas. No ano passado, por exemplo, a Fundep foi a instituição contratada.
Em 2018, o MP de Minas Gerais abriu concurso com 50 vagas para promotores substitutos. Desse total, 35 oportunidades eram para ampla concorrência, cinco para pessoas com deficiência e dez para negros.
Para concorrer foi necessário ter bacharelado em Direito e três anos de prática jurídica exercida após a conclusão do curso superior. A seleção foi composta por cinco etapas, como descrito a seguir:
1ª Etapa: Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª Etapa: Provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
3ª Etapa: Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário;
4ª Etapa: Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
5ª Etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A primeira, segunda e quarta etapas foram baseadas nos quatro grupos temáticos expostos no início deste texto. A primeira prova, por exemplo, foi dividida em 80 questões relativas a grupos, sendo 20 para cada conjunto de disciplinas.
Saiba como ter estudos antecipados para concursos: [VIDEO id="8073"]