Concurso Marinha SMV último dia de inscrições. Veja o que cai na prova!

A Marinha recebe até esta quarta-feira inscrições para o concurso de oficiais temporários. São mais de 400 vagas com salário de R$11 mil.

Autor:
Publicado em:31/10/2018 às 08:08
Atualizado em:31/10/2018 às 08:08

Os interessados no concurso da Marinha para oficiais temporários têm até esta quarta-feira, 31, para se candidatarem. As inscrições são recebidas no site de cada um dos nove Distritos Navais. 

Os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de R$127, que pode ser efetuado até o dia 13 de novembro. Por todo o Brasil, são 422 oportunidades para diversas especialidades de nível superior. 

Entre as vagas, há chances para áreas como Farmácia, Nutrição, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Enfermagem, Física, Informática, Matemática, Português, Engenharia (Civil, Mecânica e Cartográfica), Medicina, Odontologia e Veterinária, dependendo do distrito.

Acesse a lista de sites: 
1º Distrito Naval
2º Distrito Naval
3º Distrito Naval
4º Distrito Naval
5º Distrito Naval
6º Distrito Naval
7º Distrito Naval
8º Distrito Naval
9ºDistrito Naval

O processo seletivo para o serviço militar voluntário (SMV) é realizado através de prova objetiva com 50 questões, sendo 25 de Língua Portuguesa e 25 de Formação Militar-Naval. Para a área de Medicina, além das questões de Português (25) há mais 25 questões de Conhecimentos Profissionais.

O candidato que obtiver nota inferior a 50 pontos em uma escala de zero a cem ou não se classificar entre as maiores notas, até o limite de três vezes o número de vagas, será considerado eliminado.

Veja a tabela de vagas por cada distrito

O que estudar para as provas da Marinha SMV?

Os conteúdos das disciplinas, assim como a bibliografia, podem ser consultados em cada um dos avisos de convocação, que é o edital do processo seletivo. No entanto, para auxiliar os candidatos, a Marinha listou alguns dos tópicos: 

enlightenedPortuguês

Gramática – Sistema ortográfico em vigor: emprego das letras, acentuação gráfica, uso de crase; Pontuação; Regência (nominal e verbal); Estrutura da frase; Frase, oração, período; entre outros.

Compreensão e interpretação de texto – Leitura e análise de textos; Informações implícitas e explícitas; Os fatores determinantes da textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade; entre outros.

enlightenedFormação Militar-Naval

Organização Básica da Marinha

Forças Armadas (FFAA) - Missão constitucional; Hierarquia e disciplina; e Comandante Supremo das Forças Armadas.

Normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas - Disposições preliminares; Destinação e atribuições; Assessoramento ao Comandante Supremo; Organização das Forças Armadas; Direção Superior das Forças Armadas.

Estratégia Nacional de Defesa - Estratégia Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Desenvolvimento; Natureza e âmbito da Estratégia Nacional de Defesa; entre outros.

Legislação Militar-Naval

Estatuto dos Militares – Hierarquia Militar e disciplina; Cargos e Funções militares; Valor e ética militar; Violação das obrigações e deveres militares; Crimes militares; Contravenções ou transgressões disciplinares; entre outros.

 Concurso para carreira civil x militar: veja as diferenças!

Tradições Navais

Tradições da Marinha do Brasil – Semelhanças entre as Marinhas; Conhecendo o Navio: Navios e Barcos, o Navio, Características do Navio; entre outros.

Concurso Marinha Oficiais Temporários (Foto: Divulgação)
Último dia de inscrições para o serviço militar voluntário
(Foto: Divulgação)

Relações Humanas e Liderança

Doutrina de Liderança da Marinha – Chefia e Liderança; Aspectos Fundamentais da Liderança; Estilos de Liderança; Seleção de Estilos de Liderança; Fatores da Liderança; Atributos de um Líder; entre outros.

História Naval

A História da Navegação – Os navios de madeira; O desenvolvimento dos navios portugueses; O desenvolvimento da navegação oceânica; A vida a bordo dos navios veleiros; entre outros.


A Expansão Marítima Europeia e o Descobrimento do Brasil – Fundamentos da organização do Estado português e a expansão ultramarina: Lusitânia; Ordens militares e religiosas; A importância do mar na formação de Portugal; A descoberta do Brasil; entre outros.

Invasões Estrangeiras ao Brasil - Invasões francesas no Rio de Janeiro e no Maranhão; Invasores na foz do Amazonas; A ocupação do Nordeste brasileiro; A insurreição em Pernambuco; entre outros.

Formação da Marinha Imperial Brasileira – A vinda da Família Real; Política externa de D. João e a atuação da Marinha; A Revolta Nativista de 1817 e a atuação da Marinha; entre outros.

A Atuação da Marinha nos Conflitos da Regência e do Início do Segundo Reinado – Conflitos internos; Cabanagem; Guerra dos Farrapos; Sabinada; Balaiada; Revolta Praieira; Conflitos externos; Guerra Cisplatina; Guerra contra Oribe e Rosas.

A Atuação da Marinha na Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai – O bloqueio do Rio Paraná e a Batalha Naval do Riachuelo; Navios encouraçados e a invasão do Paraguai; O recuo das forças paraguaias; O avanço aliado e a Dezembrada; entre outras.

Baixe e-book gratuito!

Como ser um concurseiro

A Marinha na República – Primeira Guerra Mundial: Antecedentes; O preparo do Brasil; A Divisão Naval em Operações de Guerra; O Período entre Guerras; Segunda Guerra mundial: Antecedentes; entre outros.

O Emprego Permanente do Poder Naval – O Poder Naval na guerra e na paz: Classificação; A percepção do Poder Naval; O emprego permanente do Poder Naval.

Disciplinas para inspetor naval ou vistoriador naval

Esses profissionais também fazem prova de Português e de Formação Militar-Naval. O conteúdo para estudar a disciplina de Língua Portuguesa é a mesma citada acima.

As matérias de Formação-Militar Naval também são as mesmas, entretanto há um conteúdo a mais que os candidatos dessa área precisam estudar, veja:

Assuntos Marítimos

Inspeção e Vistoria Naval - Normas da Autoridade Marítima Brasileira para: Embarcações Empregadas na Navegação em Mar Aberto; Embarcações Empregadas na Navegação Interior; Operação de Embarcações Estrangeiras em Águas Jurisdicionais Brasileiras; Reconhecimento de Sociedades Classificadoras; Atividades de Inspeção Naval; Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) e Investigação de Segurança dos Acidentes e Incidentes Marítimos (ISAIM); e Aquaviários.

Específicas para área de Medicina

Clínica Médica Doenças cardiovasculares; Doenças respiratórias: bronquite; Doenças endócrinas; Doenças gastrintestinais; Doenças hematológicas; Doenças renais; Doenças neurológicas; Doenças infecciosas e parasitárias; Doenças musculoesqueléticas e do Tecido conjuntivo; Doenças nutricionais e metabólicas; Doenças alérgicas; Envelhecimento e geriatria; e Urgências clínicas.

Cirurgia Geral - Cuidados ao paciente cirúrgico, pré e pós-operatório; Complicações pós-operatórias; Cirurgia Infantil; Cirurgia Torácica; entre outros.

Ginecologia/Obstetrícia - Anatomia e fisiologia do aparelho genital feminino; Tumores do ovário e do útero; medicina fetal, planejamento familiar e aspectos médico-legais em Obstetrícia; entre outros.

Pediatria - Aspectos gerais de assistência à criança; Doenças bacterianas; Nutrição/ Distúrbios Nutricionais; Pediatria Neonatal; Acidentes na infância e prevenção; entre outros.

 15 motivos para ser um oficial temporário [VIDEO id="7000"]