Concurso Marinha SMV de oficiais divulga gabarito da prova objetiva
Saiu o gabaritos das provas objetivas do concursos Marinha para o Serviço Militar Voluntários de oficiais.
Autor:
Publicado em:13/02/2019 às 15:23
Atualizado em:13/02/2019 às 15:23
Foram divulgados nesta quarta-feira, 13, os gabaritos das provas objetivas do concurso para o Serviço Militar Voluntário (SMV) de oficiais da Marinha do Brasil. Aqueles que realizaram o exame no último domingo, 10, podem consultar as respostas nos sites dos distritos:
Serão aceitos recursos contra os gabaritos e questões do exame nos próximos três dias úteis, ou seja, até a segunda-feira, 18. As notas dos candidatos estão previstas para serem divulgadas a partir de 27 de março.
Os candidatos do concurso tiveram três horas para responder a 50 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Português e 24 de Formação Militar-Naval. Para a área de Medicina, além de Português, houve mais 25 itens de Conhecimentos Profissionais. A aplicação ocorreu em vários estados brasileiros.
O exame de múltipla vale de zero a 100 pontos. Para ser considerado aprovado é preciso alcançar, pelo menos, 50 pontos e ser classificado entre as maiores notas - até o limite de três vezes o número de vagas. Além das provas objetivas, os candidatos devem passar por verificação de dados biográficos, verificação documental, inspeção de saúde e prova de títulos.
Os editais para o Serviço Militar Voluntário, publicados em outubro de 2018, somam 422 oportunidades nas áreas de Saúde, Apoio à Saúde, Técnica-Magistério e Engenharia. As vagas são para candidatos de ambos os sexos, com o nível superior e idade entre 18 e 44 anos. Elas estão distribuídas por nove Distritos Navais, englobando vários estados brasileiros.
Distritos Navais e suas distribuições por estado (Reprodução/ Marinha)
Os oficiais podem ter contrato renovado anualmente, podendo permanecer na instituição por até oito anos. Os profissionais, classificados como 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), recebem em torno de R$11 mil.
Além disso, são concedidos benefícios de alimentação, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa para si e seus dependentes, ajuda para aquisição de uniformes, entre outros.