Concurso Marinha: sai edital com 30 vagas para Praças da Armada
Saiu o concurso Marinha nesta quarta-feira, dia 29. O edital é para ingresso no quadro técnico do Corpo de Praças.
Autor:
Publicado em:29/05/2019 às 15:49
Atualizado em:29/05/2019 às 15:49
Saiu um novo concurso Marinha nesta quarta-feira, dia 29. É que foi publicado o edital para ingresso no quadro técnico do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2019). O concurso tem como objetivo preparar e capacitar os aprovados para atuarem na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares da Marinha.
São oferecidas 30 vagas para terceiro-sargento, sendo 14 para a área técnica de Eletrônica e 16 para Mecânica. A atual remuneração é de R$3.825.
Poderão se inscrever candidatos do sexo masculino, com nível médio/técnico na área em que pretendem concorrer e idade entre 18 e 25 anos, completos até 1º de janeiro de 2020. Ainda são exigidos outros requisitos, especificados no edital de abertura do concurso.
As inscrições serão abertas às 8 horas desta quinta, 30. Os interessados terão até o dia 11 de julho para se candidatar, na página de Ingresso na Marinha. A taxa de inscrição no concurso é de R$74. O pagamento será aceito até o dia 24 de julho.
Os candidatos também poderão confirmar a participação na seleção em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL), cujos endereços estão listados no anexo I do edital. O prazo para inscrição é o mesmo, de 30 de maio a 11 de julho. O atendimento será feito das 8h30 às 16 horas.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) e membros de famílias de baixa renda poderão solicitar isenção do pagamento da taxa, entre os dias 30 de maio e 8 de julho.
Para isso, o candidato deverá preencher, datar, assinar e entregar, em uma das OREL, o requerimento de solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição. O modelo do documento estará disponível na página de inscrição no concurso.
Primeira etapa de seleção acontecerá na primeira quinzena de setembro
(Foto: Divulgação)
Concurso será realizado em diversas etapas
O concurso Marinha para praças será composto pelas etapas de seleção inicial, onde passarão pelas fases de: prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais, redação e eventos complementares. A fase de eventos complementares, por sua vez, será composta pelas fases de:
Verificação de dados biográficos;
Inspeção de saúde - fase preliminar e complementar;
Teste de aptidão física;
Avaliação psicológica;
Verificação de documentos;
Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
A prova objetiva do concurso será composta por 50 questões. Para a área técnica de Eletroeletrônica, a avaliação trará itens de Circuitos Elétricos, Eletromagnetismo, Medidas Elétricas, Automação e Instrumentação Industrial, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Eletrônica e Eletrônica Digital.
Já a prova para área técnica de mecânica abordará questões de: Matemática, Desenho Mecânico, Metrologia, Ciência dos Materiais, Ensaios de Materiais, Processos de Fabricação, Mecânica Técnica, Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Sistemas Fluido-Mecânicos, Sistemas Óleo-Hidráulicos, Máquinas Térmicas e Refrigeração, Lubrificação e Eletricidade Básica.
A data da avaliação ainda será divulgada pela Marinha, mas, de acordo com o calendário de eventos, a prova deverá ser aplicada na segunda quinzena de setembro.
Prepare-se para o concurso
Serão convocados para o período de adaptação do Curso de Formação de Sargentos, segunda etapa de avaliação do concurso, os aprovados em todas as fases da primeira etapa de seleção.
O curso será ministrado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. O início do curso está marcado para o dia 1° de junho de 2020.
Durante esse período, será avaliado na prática a adaptação do concorrente e seu interesse pela carreira. Os alunos receberão, ao longo do curso, instruções iniciais sobre a doutrina militar e sobre o curso.
Além disso, serão submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar. Os aprovados serão chamados para o curso de subespecialização de submarinos para praças.