Concurso Marinha para Corpo de Engenheiros altera distribuição das vagas
O concurso Marinha para engenheiros fez retificação no quadro de vagas para corpo de engenheiros.
Autor:
Publicado em:10/08/2018 às 08:38
Atualizado em:10/08/2018 às 08:38
O edital do concurso Marinha para o Corpo de Engenheiros foi retificado. A mudança refere-se à reserva de vagas para negros. Agora, do total de 64 vagas, 14 ficam destinadas a candidatos que se autodeclarem negros ou pardos.
O concurso Marinha Corpo de Engenheiros oferece oportunidades para Engenharia Civil, Cartográfica, Armamento, Materiais, Produção, Sistemas de Computação, Telecomunicações, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Naval, Nuclear e Química. Além disso, houve oportunidades para Arquitetura e Urbanismo.
Com a retificação, a nova distribuição ficou:
Profissões
Total de vagas
Reserva para negros
Arquitetura e Urbanismo
2
0
Engenharia Cartográfica
3
1
Engenharia Civil
4
1
Engenharia de Armamento
10
-
Engenharia de Materiais
2
0
Engenharia de Produção
4
1
Engenharia de Sistemas de Computação
45
1
Engenharia de Telecomunicações
3
1
Engenharia Elétrica
10
2
Engenharia Eletrônica
7
1
Engenharia Mecânica
9
2
Engenharia Mecatrônica
3
1
Engenharia Naval
5
1
Engenharia Nuclear
4
1
Engenharia Química
3
1
Total
64
14
Os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas para cotas devem acessar o sistema de inscrições e selecionar a opção “Alterar Inscrição”, para realizarem a autodeclaração, no período de 20 a 24 de agosto de 2018.
Os selecionados iniciam na carreira como guarda-marinheiro, com soldo de R$6.993. Depois de concluírem o curso de formação, o valor passa a R$8.245, no posto de primeiro-tenente.
As inscrições para o concurso Marinha Corpo de Engenheiros foram em abril. Os requisitos para a carreira são a graduação na área e ter até 35 anos. A seleção dos candidatos é feita por um processo longo com nove etapas. A primeira delas, a prova escrita, foi realizada em 3 de junho.
As próximas fases do concurso Marinha 2018 Corpo de Engenheiros serão redação, tradução de texto, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de documentos, provas de títulos.
Concurso Marinha para Engenheiros já aplicou provas
(Foto: Divulgação/ Marinha)
O teste físico é composto das seguintes provas:
- Natação - nadar o percurso de 25 (vinte e cinco) metros no tempo máximo de 50 (cinquenta) segundos para o sexo masculino e 1 (um) minuto para o sexo feminino;
- Corrida - correr o percurso de 2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos para o sexo masculino e 17 minutos para o sexo feminino.
O Corpo de Engenheiros da Marinha é mais um concurso que faz retificação para atender o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC, firmado com o Ministério Público, que estabelece a reserva de vagas para negros.
Saiba mais sobre concursos militares [VIDEO id="7000"]