Concurso Marinha: oferta de vagas do quadro técnico aumenta novamente
A Marinha retificou novamente o edital do Quadro Técnico, que aumentou o número de vagas. Inscrições abertas até esta sexta, 12.
Autor:
Publicado em:11/04/2019 às 14:35
Atualizado em:11/04/2019 às 14:35
Com inscrições abertas até esta sexta-feira, 12, a Marinha retificou novamente o edital do concurso para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar. A mudança foi mais uma vez no quadro de vagas, passando a oferecer agora 29 oportunidades para primeiro-tenente.
A alteração foi na especialidade de Ciências Biológicas, que ofertava uma vaga em ampla concorrência e agora passará a ter duas chances, para graduados.
As demais oportunidades ficam distribuídas pelas seguintes áreas:
Ciências Biológicas – 2 vagas;
Comunicação Social – 2 vagas;
Direito – 4 vagas;
Estatística – 2 vagas;
Informática – 6 vagas;
Meteorologia – 1 vaga;
Oceanografia – 1 vaga;
Pedagogia – 4 vagas;
Psicologia – 1 vaga;
Segurança do Tráfego Aquaviário – 2 vagas;
Serviço Social – 4 vagas.
Marinha aumenta novamente oferta de vagas do Quadro Técnico
(Foto: Divulgação)
Prazo de inscrições aberto até esta sexta, 12
Quem ainda não garantiu presença, mas ficou interessado no concurso, deve correr pois o tempo está acabando. O prazo de inscrições encerrará nesta sexta-feira, 12 de abril. Os cadastros são recebidos pelo site de ingresso na Marinha.
É preciso acessar o portal para preencher a ficha com todos os dados solicitados. Em seguida, para confirmar a participação, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$126, podendo ser quitado até o dia 22 de abril, no horário bancário dos diversos estados do país.
Membros de famílias de baixa renda que estejam inscritos no programa CadÚnico poderão solicitar a isenção da taxa. Para isso, precisam preencher, datar, assinar e entregar o requerimento de isenção em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL), até esta sexta, 12 de abril.
Para concorrer ao cargo é preciso ter nível superior na especialidade de interesse e menos de 36 anos de idade até o dia 1° de 2020. Será necessário ainda ser brasileiro nato ou naturalizado, ter bons antecedentes de conduta e estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral.
Todos os concorrentes ao concurso do Quadro Técnico da Marinha serão avaliados por meio de diversas etapas, sendo a primeira delas composta pelas provas escritas. Confira abaixo a relação das demais fases da seleção:
Verificação de Dados Biográficos (VDB);
Inspeção de Saúde (IS);
Teste de Aptidão Física (TAF) - Natação e Corrida;
Avaliação Psicológica (AP);
Verificação de Documentos (VD);
Prova de Títulos (PT);
Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).
A prova objetiva terá 50 questões de Conhecimentos Profissionais e uma redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os profissionais de Direito farão uma prova discursiva de Conhecimentos Profissionais. O edital, no entanto, não traz a data das provas, mas a Marinha adiantou que os exames serão realizados na segunda quinzena de junho.
Por último, e para todos os candidatos, haverá o o curso de formação de oficiais (CFO), que contém o período de adaptação e também as aulas, de caráter eliminatório e classificatório.