Concurso Marinha engenheiros: veja instruções para a prova de domingo
Confira instruções para a prova do concurso para Engenheiros da Marinha, que será aplicada no dia 19 de maio.
Autor:
Publicado em:15/05/2019 às 14:30
Atualizado em:15/05/2019 às 14:30
No próximo domingo, 19 de maio, serão aplicadas as provas do concurso para o Corpo de Engenheiros da Marinha, que oferece 54 vagas. Os candidatos devem ficar atentos ao prazo para imprimir o comprovante de inscrição com o local de realização de prova, que vai até sábado, 18, por meio da página da seleção.
No município de Santos, em São Paulo, o endereço de aplicação foi retificado e pode ser consultado também no site da Marinha. Os portões de acesso serão abertos às 08h30 e fechados às 09h30 (horário de Brasília).
Atenção: depois que os portões forem fechados, o limite para se apresentar na sala ou setor para identificação será até às 09h50. Os candidatos devem levar um documento de identidade original com foto. Militares também deverão apresentar a identidade militar de suas respectivas Forças.
Para realizar o exame será permitido caneta esferográfica com corpo transparente e tinta azul ou preta; lápis e borracha. Alguns tipos de objetos não serão permitidos nos locais de prova, como:
eletrônicos em geral;
impressos e anotações;
relógios não analógicos e alarmes de qualquer espécie;
Provas serão aplicadas para mais de 8 mil candidatos
(Foto: Reprodução)
Provas terão duração máxima de quatro horas
No dia 19 de maio os candidatos terão até quatro horas para realizar a prova objetiva e a redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira consistirá em 20 questões de múltipla escolha abrangendo as disciplinas do anexo V do edital do concurso.
Para ser considerado aprovado será preciso acertar, pelo menos, 50% das questões. O exame corresponderá a 20% da nota nas provas escritos - os outros 80% serão da prova discursiva, que não é a redação. Cada questão valerá um ponto.
Na redação, será perciso alcançar, pelo menos, 50 pontos para ser aprovado. O exame consistirá em um texto dissertativo contendo de 20 a 30 linhas. Serão descontados cinco pontos por cada linha não preenchida ou preenchida em excesso.
A próxima etapa do concurso será composta pela prova discursiva e pela tradução de texto. Essas serão aplicadas na segunda quinzena de julho, em data a ser divulgada no início do mês. Serão cinco horas de duração.
Concurso tem 54 vagas para engenheiros
O concurso para o Corpo de Engenheiros da Marinha visa o preenchimento de 54 vagas para diversas áreas, conforme o quadro no final desta matéria. Os aprovados no concurso vão ingressar na instituição como Guarda-Marinheiro com soldo inicial de R$6.993.
Depois da conclusão do curso de formação, passam a fazer parte do Corpo de Engenheiros da Marinha na condição de Primeiro-Tenente. O ganho, então, passa a ser de R$8.245 mensais.