Concurso Marinha: divulgada data da prova para o Quadro Técnico
Os mais de 5 mil candidatos ao concurso do Quadro Técnico da Marinha foram convocados para provas objetivas no dia 16 de junho.
Autor:
Publicado em:17/05/2019 às 12:34
Atualizado em:17/05/2019 às 12:34
A Marinha divulgou a data das provas do concurso para o Quadro Técnico: 16 de junho. Antes, a instituição só tinha informado que os exames objetivos e discursivos seriam na segunda quinzena do mês. Mais de 5 mil pessoas se inscreveram para seleção com 29 vagas de nível superior.
Ao todo, o concurso Marinha registrou 5.425 candidatos. O destaque é para área de Direito, com 1.636 inscritos. Nesse caso, a relação candidato/vaga ficou em 409. A maior concorrência, porém, será para especialidade de Psicologia. Os 418 candidatos estarão na disputa por apenas uma vaga.
Para concorrer foi necessário ter nível superior na especialidade de interesse e menos de 36 anos de idade até o dia 1° de 2020. Outros pré-requisitos foram ser brasileiro nato ou naturalizado, ter bons antecedentes de conduta e estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral.
Marinha realiza novo concurso para o Quadro Técnico (Foto: Divulgação)
No decorrer do curso de formação, o candidato é nomeado Guarda-Marinha e recebe soldo de R$6.625. Além disso, tem direito a benefícios como alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Já formados no curso, os aprovados ocuparão o posto de Primeiro-Tenente, recebendo cerca de R$11 mil, já contando com adicionais.
A prova objetiva, primeira etapa do concurso, contará com 50 questões de Conhecimentos Profissionais e uma redação. Ambas terão caráter eliminatório e classificatório. A exceção é para os candidatos de profissionais de Direito que farão uma prova discursiva de Conhecimentos Profissionais.
Os habilitados ainda serão submetidos a outras etapas de seleção, como: verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; verificação de documentos; prova de títulos; procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
Por último, haverá o curso de formação de oficiais (CFO), que ocorre no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, na cidade do Rio de Janeiro, em regime de semi-internato. Os candidatos ainda farão um Estágio de Aplicação (EA), com duração de até seis semanas, em Organizações Militares (OM).
O início do curso está marcado para o dia 9 de março de 2020. As aulas têm o objetivo de preparar o candidato para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha, localizadas em qualquer Unidade da Federação, segundo as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária instrução Militar-Naval.
O curso tem a duração de aproximadamente 39 semanas e é iniciado com o Período de Adaptação de cerca de três semanas.
Confira dicas para o dia da prova do concurso: [VIDEO id="7413"]