Previstos para esta segunda-feira, 20 de agosto, os locais de aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso Iphan só serão divulgados na quarta, 22. O adiamento foi comunicado pelo site do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), banca organizadora da seleção com 411 vagas para níveis médio e superior.
Os exames para ingresso no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional serão realizados no domingo, 26 de agosto, em todas as capitais e no Distrito Federal. Na parte da manhã, às 8h, será a vez dos candidatos aos cargos de técnico e analista, de nível superior.

domingo, 26 de agosto (Foto: Ebserh)
Já no turno da tarde, às 15h, os concorrentes a auxiliar institucional – carreira de nível médio – realizarão as provas objetivas e discursivas. Como os horários de aplicação são diferentes para os níveis de escolaridade, uma mesma pessoa pôde se inscrever para mais de um cargo.
Portões serão abertos com uma hora de antecedência
A orientação da banca organizadora é que os candidatos do concurso Iphan cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Na parte da manhã, por exemplo, os portões serão abertos às 7h. Já no turno da tarde, às 14h.
Os especialistas recomendam que os concorrentes planejem, com antedecência, a melhor forma de chegar aos locais de prova. Tenha atenção também às linhas de ônibus, trem e metrô, que aos domingos circulam em menor quantidade e com intervalos maiores.
Quer cursos preparatórios para o concurso Iphan?
Concurso Iphan terá 120 questões objetivas mais redação
Durante 4h30, todos os candidatos do concurso Iphan deverão responder a 120 questões e ainda elaborar uma redação. Ao todo, serão cobrados 50 itens de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
As disciplinas básicas, comuns a todos os cargos, são Língua Portuguesa, Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural, Noções de Gestão e Administração Pública, Atualidades.
O Cebraspe tem uma cobrança diferente de outras bancas de concursos. Suas provas são compostas por tópicos em que o concorrente deverá julgar como 'certo' ou 'errado'. Um erro significa a perda dos pontos dos acertos. Veja como vencer a banca Cespe!
As provas objetivas do concurso Iphan terão valor de 120 pontos. De acordo com o edital, será reprovado quem obtiver nota inferior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Além das provas objetivas, todos os candidatos do concurso Iphan também serão submetidos a uma redação – texto dissertativo. O edital já adianta que o tema será sobre atualidades e terá relação com o patrimônio histórico. Confira abaixo, o item do documento que fala sobre isso:
“Tópicos atuais e relevantes em diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural”.
Concurso Iphan oferece 411 vagas para níveis médio e superior
O concurso Iphan tem oferta de 411 vagas distribuídas pelos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Quem possui ensino médio ou médio/técnico pode concorrer às 131 oportunidades de auxiliar institucional, cuja remuneração é de R$3.877,97.
Já os graduados têm chances para técnico I, com 176 vagas, e analista I, com 104. Os vencimentos, nesse caso, são de R$5.493,29.
No vídeo abaixo, saiba como se preparar para o concurso Iphan: [VIDEO id="8051"]