Concurso INSS oferece 122 vagas para Minas Gerais. Veja!
Estado de Minas Gerais reúne 122 das mil vagas oferecidas no concurso INSS para técnico do seguro social. Confira a divisão por localidades!
Autor:
Publicado em:22/09/2022 às 16:00
Atualizado em:22/09/2022 às 16:00
O Instituto Nacional do Seguro Social abriu um novo concurso INSS com mil vagas para técnico, cargo de nível médio. A oferta está distribuída por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Minas Gerais é um dos destaques. Somente para o estado estão disponíveis 122 vagas imediatas. Veja a distribuição por cidade/ Gerência Executiva (GEX):
Gerência Executiva (GEX) - Minas Gerais
Nº de vagas
Barbacena
8
Belo Horizonte
11
Contagem
11
Diamantina
7
Divinópolis
10
Governador Valadares
9
Juiz de Fora
9
Montes Claros
5
Ouro Preto
10
Poços de Caldas
7
Teófilio Otoni
7
Uberaba
9
Uberlândia
11
Varginha
8
TOTAL
122
No ato da inscrição é necessário indicar para qual cidade/Gerência Executiva (GEX) deseja concorrer. Em caso de aprovação, o INSS poderá lotar o candidato em qualquer agência na região pela qual optou.
O cargo de técnico do seguro social tem como requisito apenas o ensino médio completo. A remuneração, em início de carreira, é de R$5.905,79 para a jornada de trabalho de 40 horas por semana. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade do servidor no cargo.
INSS realiza concurso com mais de 100 vagas para Minas
Gerais (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
As inscrições do concurso INSS ficam abertas até o dia 3 de outubro, pelo site do Cebraspe, organizador. O primeiro passo é preencher o formulário com todos os dados solicitados.
Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$85, até o dia 21 de outubro. Inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea podem solicitar a isenção do valor, no site da banca, durante todo o período de inscrição.
Provas do concurso INSS estão marcadas para novembro
O concurso INSS será composto por provas objetivas e um curso de formação. A primeira etapa está marcada para o dia 27 de novembro.
A avaliação objetiva será aplicada nas cidades que correspondem à Gerência Executiva do INSS a qual o candidato concorre.
Os candidatos deverão responder a 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
Raciocínio Lógico; e
Noções de Informática.
Com a prova no modelo "certo" ou "errado", será classificado quem obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
Serão chamados para matrícula nas primeiras turmas do curso de formação os classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).
Porém, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Esse número corresponde ao limite permitido pelo Decreto 9.739 de 2019, que traz as regras para os concursos públicos do Executivo Federal.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.
No decorrer da formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.