Concurso INSS: Pará se destaca no Norte do país com 59 vagas
Com inscrições abertas, o concurso INSS tem o Estado do Pará entre os destaques da região Norte do país, com oferta de 59 vagas. Confira!
Autor:
Publicado em:24/09/2022 às 09:00
Atualizado em:24/09/2022 às 09:00
Com inscrições abertas, o concurso INSS traz mil vagas para todo o país, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio. Entre as regiões de destaque, o Norte não fica de fora, somando 185 oportunidades.
Somente nesta região, dois estados despontam, sendo eles o Amazonas e o Pará, com 59 vagas cada. Neste segundo caso, as oportunidades estão distribuídas por outras cidades, além da capital.
Conforme o edital, o concurso deste ano conta com vagas em diferentes Gerências Executivas (GEX) do Instituto Nacional do Seguro Social. No Pará, a oferta está distribuída pelas seguintes cidades:
Belém (34 vagas);
Santarém (11); e
Marabá (14).
Conforme o edital do concurso, a seleção será regionalizada, devendo o candidato se inscrever para a GEX que deseja atuar. As unidades podem ser conferidas no documento divulgado, no último dia 19, pelo Cebraspe, organizador.
No Norte, Pará se destaca com 59 vagas
para o concurso INSS (Foto: INSS)
Os interessados devem se inscrever no site do Cebraspe, até as 18h do dia 3 de outubro. Para participar, é preciso pagar uma taxa de R$85, até o dia 21 do próximo mês.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea podem solicitar a isenção da taxa, no site da banca, durante todo o período de inscrição.
Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.
Confira a distribuição de vagas por todo país
Apesar do destaque do Pará na região Norte, todo o país conta com oportunidades no novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social. Veja a distribuição pelos estados:
Estado
Vagas
Acre
10
Alagoas
13
Amazonas
59
Amapá
10
Bahia
49
Ceará
25
Distrito Federal
7
Espírito Santo
11
Goiás
15
Maranhão
24
Minas Gerais
122
Mato Grosso do Sul
15
Mato Grosso
20
Pará
59
Paraíba
13
Pernambuco
31
Piauí
9
Paraná
32
Rio de Janeiro
191
Rio Grande do Norte
16
Rondônia
20
Roraima
13
Rio Grande do Sul
49
Santa Catarina
29
Sergipe
6
São Paulo
138
Tocantins
14
Após a conclusão do concurso, os candidatos serão lotados em qualquer Agência da Previdência Social (APS) pertencente à GEX escolhida.
Concurso INSS terá provas dia 27 de novembro
Os candidatos do concurso INSS serão avaliados por provas objetivas e, se aprovados nos quantitativos previstos no edital, por meio de um curso de formação.
A primeira etapa está marcada para o dia 27 de novembro. A avaliação ocorrerá nas cidades que correspondem à Gerência Executiva do INSS a qual o candidato concorre.
Ao todo, a prova objetiva contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
Raciocínio Lógico; e
Noções de Informática.
Com a prova no modelo "certo" ou "errado", será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
Serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).
No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Esse número corresponde ao limite permitido pelo Decreto 9.739 de 2019, que traz as regras para os concursos públicos do Executivo Federal.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.
Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.