O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda aguarda a autorização de seu concurso, por parte do Ministério do Planejamento. A previsão é para 1.800 vagas, sendo 1.200 para o cargo de técnico (nível médio). No entanto, quem deseja ser aprovado no concurso IBGE precisa iniciar os estudos com antecedência. Para isso, FOLHA DIRIGIDA traz uma análise sobre a prova de Geografia do último concurso do órgão. A matéria reuniu 25% dos pontos totais da prova objetiva.

teve 15 questões de Geografia (Foto: Divulgação)
O último concurso do IBGE, para cargos efetivos, foi realizado em 2015. Na época foram oferecidas vagas para técnico e analista, que contemplam os níveis médio e superior, respectivamente.
Para os candidatos ao cargo de técnico foi aplicada uma prova com 60 questões, sendo dez de Conhecimentos Específicos do IBGE, 15 de Geografia, 15 de Matemática e 20 de Língua Portuguesa.
Com 25% dos pontos totais da avaliação, a disciplina de Geografia deve ser uma das prioridades na preparação de quem busca a aprovação no próximo concurso do IBGE. De acordo com o especialista Marcus Silva, a última seleção do órgão deve ser usada como base dos estudos.
"Em 2015, a FGV foi a banca do concurso IBGE. A prova, realizada em 2016, trouxe 15 questões de Geografia, matéria importantíssima nesse concurso, representando 25% dos pontos da prova. Isso representa um quarto da avaliação", avaliou Marcus Silva.
Para entender como foram distribuídas as questões de Geografia no concurso IBGE 2015, o especialista reuniu os principais temas da disciplina cobrados naquele ano. De acordo com Marcus Silva, os candidatos tiveram que responder a perguntas sobre:
Acordos e Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente (uma questão);
Agronegócio (uma);
Biomas, Domínios e Ecossistemas (duas);
Cartografia (duas);
Formação Territorial do Brasil (duas);
Migração, Imigração e Emigração (uma);
Terras Indígenas (uma);
População Brasileira (três);
Urbanização (uma);
Urbanização Brasileira (uma).
Segundo o especialista, por ser um edital recente, os futuros candidatos podem usar o documento de 2015 como estratégia nos estudos. Enquanto o novo concurso IBGE não é autorizado, no entanto, a preparação deve ser feita de forma completa.
"Se você tem tempo, estude tudo. No entanto, procure focar pontualmente quando passar pelos temas já cobrados em 2015. Não estude apenas estes tópicos, mas tenha atenção com esses assuntos, porque você já sabe que eles foram cobrados recentemente", afimou o especialista.
Inicie os estudos para o concurso IBGE 2018/2019
Como planejar os estudos para o concurso IBGE?
De acordo com Marcus Silva, montar um planejamento para o próximo concurso IBGE é essencial. Para isso, é preciso considerar diversos fatores. No vídeo abaixo, você confere quais técnicas devem ser aplicadas e como aplicá-las, durante os estudos. Confira! [VIDEO id="8250"]
Presidente confirma concurso IBGE em 2019
O concurso IBGE para efetivos, cujo pedido está sob análise do Ministério do Planejamento, realmente deverá sair no próximo ano. A informação é do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Roberto Olinto. Em reunião com sindicalistas no último dia 3, Olinto disse que, das 2.700 vagas destinadas ao Poder Executivo, para novos editais e provimento de concursos já realizados (estabelecidas no orçamento da União para 2019), parte será destinada ao IBGE.

(Foto: Letícia Santos/Folha Dirigida)
Segundo Roberto Olinto, além dos provimentos de aprovados na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério da Agricultura, o governo priorizará no próximo ano concursos específicos, sendo um deles o IBGE. Deixando os provimentos de seleções válidas de lado, restarão, segundo Olinto, 1.900 vagas para novos editais. Parte delas, segundo ele, serão destinadas ao IBGE. A Agência Nacional das Águas (ANA) e a área da Saúde também receberão oportunidades.
A declaração do presidente revela que o concurso IBGE será autorizado, devendo o edital ser publicado ano que vem. A expectativa agora é pelo número de vagas que será oferecido.
Concurso IBGE é para níveis médio e superior
O IBGE pede 1.800 vagas efetivas ao Ministério do Planejamento. Esse número considera a necessidade de pessoal no órgão e as aposentadorias. Apenas este ano, o Instituto já registrou 220 aposentadorias. O pedido está dividido da seguinte forma:
- 1.200 vagas de técnico - nível médio e ganhos de R$3.890,87
- 600 vagas de analista - nível superior e ganhos de R$8.213,07
A informação de que o concurso IBGE será autorizado e aberto no ano confirma o que disse a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento ao órgão. Segundo o Ministério, a seleção do Instituto é prioridade, tendo em vista a proximidade do Censo Demográfico, pesquisa mais importante do IBGE.
Prepare-se para o concurso IBGE
Com previsão de novo concurso em 2019, quem deseja ingressar no IBGE já deve iniciar os estudos. Para ajudar na seleção, além das dicas do especialista Marcus Silva, FOLHA DIRIGIDA traz as orientações da coach Deborah Cal, sobre como realizar ume estudo antecipado. Confira! [VIDEO id="8073"]