O concurso IBGE, em cargos de níveis médio e superior, deverá ser um dos próximos a ser autorizado pelo governo federal. A necessidade de uma nova seleção para o quadro efetivo do órgão estará entre os assuntos na próxima reunião com o Ministério do Planejamento. Marcada para esta sexta-feira, 10 de agosto, o encontro contará com a presença de representantes do Ministério do Planejamento, da Direção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE) e do sindicato.
Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, nesta terça-feira, 7, a Assessoria de Imprensa da Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (Assibge), confirmou que deverá tratar do concurso IBGE na reunião, já que uma nova seleção é considerada urgente. Segundo o representante do sindicato, o IBGE está com seu quadro de pessoal defasado e precisa de novo concurso.

(Foto: Leandro Santos/ IBGE)
O porta-voz reforçou que novos empregados efetivos são fundamentais para os trabalhos do próximo Censo Demográfico, marcado para 2020. De acordo ele, o Instituto precisa dos efetivos para coordenar e treinar o pessoal temporário que será contratado para o Censo. Conforme informado pela assessoria, os trabalhos para o Censo 2020 iniciaram desde o fim de 2017.
• IBGE também prepara concurso para 200 mil temporários
Antes de começar a estudar,
não deixe de ler este e-book!
RH do IBGE reforça importância de efetivos para o Censo
Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, também falou sobre a importância dos efetivos para o Censo Demográfico 2020.
"Já entramos no planejamento do Censo Demográfico, que é o maior projeto do IBGE e acontece a cada dez anos. Ele depende essencialmente de supervisão dos efetivos para os profissionais temporários", disse.
Na ocasião, o coordenado mencionou a difícil situação do quadro de pessoal do IBGE, que deverá se agravar devido as aposentadorias. "Atualmente já estamos com o quadro muito dificil de levar esse projeto e, com as aposentadorias que ainda irão acontecer entre 2018 e 2019, no futuro vai ser mais complicado realizar um trabalho como o Censo, ou mesmo as pesquisas regulares do IBGE", explicou.
Concurso IBGE será para níveis médio e superior
A atual solicitação de concurso IBGE é para cargos de nível médio e superior. No total, são 1.800 vagas, sendo a maioria para o nível médio.