Concurso IBGE: censo é tema de reunião e deve gerar 250 mil vagas
Tema de reunião, Censo 2020 deve gerar 250 mil vagas para temporários no IBGE, em diferentes cargos, preenchidos por concurso.
Autor:
Publicado em:26/11/2018 às 10:47
Atualizado em:26/11/2018 às 10:47
Com expectativa de gerar 250 mil vagas temporárias, o Censo 2020 foi discutido em reunião na última semana. O encontro foi no dia 21 de novembro e contou com a presença de mais de 100 representantes dos setores público, privado, da sociedade civil e do IBGE.
O objetivo foi informar sobre os preparativos para o Censo Demográfico 2020, e os desdobramentos da consulta pública realizada pela internet, que recebeu 3.198 contribuições de fevereiro a maio.
Na ocasião, esteve presente o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que alertou sobre os impacatos da não realização do Censo.
“Temos feito um trabalho no Congresso Nacional para conscientizar senadores e deputados dos impactos causados em caso da não realização do Censo. Internamente, nós vamos continuar trabalhando para fazer o Censo”, disse.
A pesquisa é uma das maiores do instituto e demanda grande quantidade de mão de obra, que deverá ser preenchida por concurso para temporários. Para o Censo 2020 chegaram a ser anunciadas por Roberto Olinto 300 mil vagas, em 2017. No entanto, o quantitativo total deve ficar mesmo em torno dos 250 mil profissionais.
Encontro discute preparativos para Censo 2020
(Foto: Alváro Vasconcellos/ IBGE)
São esperadas as funções de recenseador, agentes regional e administrativo, agentes municipal e de informática, analista censitário e agente supervisor. Os cargos contemplam os níveis fundamental, médio e superior.
Saiba o tempo de contrato de cada uma:
✔Recenseadores - contrato de até cinco meses; nível fundamental
✔Agentes regional e administrativo - contrato de até um ano; nível médio
✔Agentes municipal e de informática -contrato de até dez meses;nível médio
✔Agente supervisor - contrato de até nove meses; nível médio
Primeiro edital deverá ser para analista censitário
Na ocasião, o coordenador chegou a mencionar que o edital poderia sair ainda em 2018, mas ao que tudo indica deverá ficar para 2019.
"É o pessoal que atua, por exemplo, na Informática com desenvolvimento ou manutenção de sistemas e na Logística para compra e distribuição de materiais. Então esses 397 têm que estar contratados em 2019, para o Censo acontecer em 2020, e atuando no próximo ano inteiro na etapa de planejamento. Esses profissionais são contratados por um maior período de tempo e, normalmente, ficam dois anos no IBGE", disse Malheiros.
A carreira é voltada para o nível superior e, segundo o IBGE, para atender demandas específicas relacionadas ao próximo Censo Demográfico. O pedido para este concurso IBGE foi protocolado no Ministério do Planejamento, e aguarda a autorização. O quantitativo de vagas será de 397.
IBGE também espera concurso para efetivos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também aguarda a autorização de um concurso para efetivos. Neste caso, serão 1.800 vagas para os cargos de técnico e analista. O pedido está sob análise do Ministério do Planejamento e é muito aguardado pelo órgão.
Acesse curso preparatório para o IBGE
Em nota recente, o IBGE alertou alertou sobre a escassez de recursos humanos que vem enfrentando e que ameaça a produção de informações estratégicas para o país. Segundo o IBGE, desde 2008, foram perdidos mais de 2.400 servidores, o equivalente a um terço do total.
Este quadro pode se agravar ainda mais, chegando a um impasse, pois, hoje, mais de um terço do quadro funcional do IBGE já está apto a requerer aposentadoria. Essa crise ameaça todo o plano de trabalho do Instituto, incluindo a realização do Censo Demográfico 2020, que já se encontra em planejamento.
Como já aborado outras vezes pelo IBGE e seus representantes, os efetivos também são fundamentais para o desempenho do Censo 2020 e a necessidade do novo concurso é urgente.
Veja entrevista com o coordenador de RH [VIDEO id="8094"]