Concurso Guarda Metropolitana de Palmas-TO tem banca definida
Banca organizadora do concurso Guarda Metropolitana de Palmas, no Tocantins, é definida e edital deve ser divulgado em 2020, com 100 vagas.
Autor:
Publicado em:23/12/2019 às 09:05
Atualizado em:23/12/2019 às 09:05
A Prefeitura de Palmas, no Estado do Tocantins, anunciou na última sexta-feira, 20, a banca organizadora do concurso Guarda Metropolitana de Palmas. A Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) será a responsável pela seleção.
Segundo informações do portal G1, serão oferecidas 100 vagas, sendo 50 imediata e 50 para cadastro de reserva. Ainda não há uma previsão para o início das inscrições e aplicação das provas, no entanto, o edital deverá sair no início de 2020.
A banca organizadora será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas e teste físico. A autorização para o concurso da Guarda Metropolitana de Palmas-TO foi concedida em fevereiro, pela prefeita Cinthia Ribeiro.
Concurso Guarda Municipal de Palmas-TO pode ter
100 vagas em novo edital (Foto: Divulgação)
O aval foi para a abertura de 50 vagas. Para se candidatar será preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e idade entre 18 e 45 anos. A remuneração atual do cargo ainda não foi revelada.
Segundo estabelece o estatuto da corporação, os guardas municipais ainda têm direito a 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Há também estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.
Sem concurso, Guarda de Palmas-TO acumula 412 cargos vagos
Sem realizar novos concursos desde 2007, a Guarda Metropolitana de Palmas-TO aumenta seu déficit de agentes. O último edital trouxe 100 vagas para o cargo, sendo 90 para homens e dez para mulheres.
Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação médica, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, investigação social da vida pregressa e curso de formação. Na primeira fase, o exame contou com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimentos Específicos.
Como a seleção não está mais válida e um novo edital não foi publicado, a corporação vê o número de cargos vagos aumentar. Isso ocorre porque não há um cadastro de aprovados válido para repor as saídas por aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.
Conforme informações da prefeitura, faltam 412 guardas metropolitanos. Dessa forma, a expectativa é que o cadastro de reserva do concurso Guarda de Palmas-TO seja bem usado no decorrer do prazo de validade. A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, disse que a seleção vai renovar 25% do efetivo.
"Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e, além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição, pois possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população", reforçou a titular da pasta.