Concurso Guarda de Nova Iguaçu-RJ com 400 vagas é autorizado
Foi autorizado o novo concurso da Guarda Municipal de Nova Iguaçu, nesta terça-feira, 3, após a sanção da lei de criação da instituição.
Autor:
Publicado em:03/09/2019 às 07:44
Atualizado em:03/09/2019 às 07:44
O prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, autorizou nesta terça-feira, 3, o novo concurso para a Guarda Municipal. A autorização foi dada em conjunto à sanção do Projeto de Lei que cria a GM.
"Fica o secretário municipal de Segurança Pública autorizado a promover a realização de concurso público, propondo ao prefeito a celebração de convênio, com instituições públicas ou privadas, para a realização de todas as fases do certame", diz trecho da lei.
Conforme a lei, a Guarda de Nova Iguaçu-RJ terá 800 vagas, sendo 400 para provimento na classe inicial, ou seja, por meio do novo concurso público. Para ingressar na instituição será necessário ter concluído o nível médio, ter pelo menos 18 anos de idade e, no mínimo, CNH na categoria "B".
Além disso, de acordo com a lei de criação, nos três níveis da carreira, 15% das vagas serão reservadas ao sexo feminino. Desta forma, o concurso Guarda de Nova Iguaçu-RJ poderá ter 60 oportunidades para mulheres e 340 para homens.
O salário para o nível III (nível inicial) da carreira será de R$1.651,95. Os aprovados no concurso Guarda de Nova Iguaçu ainda realizarão um curso de formação. Neste período, eles receberão uma bolsa no valor de 50% da remuneração. As jornadas serão de 12x36, 24x72 e de 40 horas (oito diárias).
Com a lei de criação da Guarda sancionada pelo prefeito, nesta terça, 3, o município dará início à formação da comissão organizadora e do processo de escolha da banca do concurso. O intuito é que o edital seja publicado até dezembro, segundo a Assessoria da Prefeitura.
Guarda Municipal de Nova Iguaçu é criada e concurso
com 400 vagas é autorizado (Foto: Divulgação)
Concurso Guarda de Nova Iguaçu-RJ terá seis etapas
De acordo com a lei de criação, o concurso Guarda de Nova Iguaçu-RJterá seis etapas, sendo elas: prova de conhecimentos; exame antropométrico e prova de capacidade física; exame psicotécnico; exame médico; investigação social e documental; e curso de formação.
Os candidatos aprovados no concurso público para o cargo de guarda municipal de classe III, nas primeiras cinco etapas, deverão, obrigatoriamente, participar do curso de formação. Esta última fase terá 90 dias de duração e será de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de Nova Iguaçu.
Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo ficará sujeito ao estágio probatório, que terá 36 meses de duração. Neste período, a aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, considerando ainda: assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; e responsabilidade.
Confira a Lei de criação da Guarda de Nova Iguaçu-RJ
Concurso Prefeitura de Nova Iguaçu está previsto
A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, também prepara um novo concurso público. Segundo a Administração Municipal, estão previstas 1.176 vagas na área da Educação.
Em maio deste ano, a comissão organizadora, que está responsável pelo concurso, foi alterada novamente. Já no dia 6 do mesmo mês, uma outra mudança de servidores que trabalham na seleção foi realizada.
"Os estudos da comissão organizadora estão em fase de finalização do quantitativo de cargos", afirmou o setor de Comunicação, no dia 6 de maio.
Com a finalização dos estudos, o projeto básico do edital poderá ser divulgado para dar início à escolha da banca organizadora. Em julho, a Prefeitura afirmou que a licitação para a definição da empresa estava prevista para este mês de agosto. No entanto, o processo sofreu atrasos e não tem uma nova data marcada.
O concurso da Prefeitura de Nova Iguaçu também está confirmado no orçamento do município. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 foi publicada em janeiro deste ano, com a previsão de receitas oriundas de inscrições em seleções públicas.
Ainda em janeiro, a prefeitura afirmou que 1.576 novas vagas serão oferecidas. Deste total, 400 serão para a área de Segurança Pública, para a Guarda Municipal, e 1.176 para a Educação.
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA na última terça-feira, 20, a Procuradoria informou que ainda não há uma data definida para o anúncio da empresa que ficará responsável pelo concurso PGM Nova Iguaçu-RJ. As bancas interessadas tiveram que enviar suas propostas até o último dia 13 de agosto.
A escolha da banca é feita por meio de pregão eletrônico do tipo menor preço. Segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, a previsão era que ainda neste mês de agosto fosse definida a banca do concurso.
Ao todo, serão 38 vagas nas carreiras de: analista de procuradoria (19 vagas); analista contábil (duas); analista de tecnologia da informação (uma); analista de administração (duas); técnico de procuradoria (12); e técnico programador de computação (duas).