Concurso Guarda de Maricá-RJ: prefeito sanciona criação de 200 vagas
O concurso Guarda de Maricá-RJ teve avanços. O prefeito da cidade sancionou a lei que cria 200 vagas. O edital do concurso já é elaborado.
Autor:
Publicado em:17/07/2019 às 11:51
Atualizado em:17/07/2019 às 11:51
O concurso Guarda de Maricá-RJ 2019 teve um passo importante. O prefeito de Maricá, Fabiano Taques Horta, sancionou a Lei nº 312, de 30 de maio de 2019, que cria 200 vagas na Guarda Municipal. Com isso, a prefeitura, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, já dá andamento aos preparativos do concurso.
A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá informou à FOLHA DIRIGIDA nesta quarta-feira, 17, que já deu início aos trâmites necessários para definir a banca organizadora.
A lei que cria os cargos foi divulgada no Diário Oficial do Município em junho e traz as atribuições do cargo de guarda. A escolaridade que será exigida para ingresso não consta no texto e, por enquanto, a prefeitura ainda não divulgou a informação.
A princípio permanece o nível fundamental completo como requisito, exigência que constava no último concurso para guardas, em 2011. A remuneração inicial da carreira, confirmada na lei, é de R$2.463, valor que já passará por reajuste no próximo ano. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade.
A carreira agora é composta por cinco classes. A evolução se dá por escolaridade, tempo de serviço e comportamento bom. A variação do vencimento entre as classes é de, no mínimo, 10%.
Acesse a Lei que cria os cargos ds Guarda de Maricá
Guarda não tem edital de concurso em validade
A prefeitura também não deu uma previsão para definir a organizadora e divulgá-la. Todavia, a expectativa é que isso ocorra em breve, com o edital do concurso sendo publicado ainda neste semestre.
A última seleção para guardas de Maricá foi realizada em 2011 e não está mais vigente. Por conta disso, o município só poderá contratar novos profissionais quando homologar o próximo edital. A realização de concurso para guardas é esperada desde 2017, quando foi anunciada por representantes da prefeitura.
Concurso para a Guarda de Maricá tem iniciais de R$2 mil
(Foto: Clarildo Menezes/ Prefeitura de Maricá-RJ)
A Guarda Municipal de Maricá é subordinada à Secretaria de Segurança da cidade. Na última vez que o cargo de guarda foi ofertado, foram oferecidas 50 vagas, com exigência de nível fundamental.
Sob organização do INCP, as etapas de avaliação consistiram em prova objetiva, eliminatória e classificatória, teste de aptidão física, apenas eliminatório, além do curso de formação. A primeira foi composta por 40 questões sobre:
Português (dez)
Matemática (dez)
Conhecimentos Específicos (20)
O teste físico foi aplicado apenas aos primeiros 100 candidatos aprovados no exame de múltipla escolha. Consistiu em testes de resistência e força, que abrangiam: corrida de 2.400 metros e corrida rasa de 100 metros.
Os habilitados foram convocados para o curso de formação inicial, realizado em horário integral. Para ser efetivado foi preciso ter frequência mínima em 90% das aulas. [VIDEO id="7488"]