Concurso Guarda de Maricá-RJ: aprovada a criação de 200 cargos

Câmara de Maricá, Rio de Janeiro, aprova projeto de lei que cria 200 cargos na guarda municipal para serem preenchidos com concurso.

Autor:
Publicado em:27/05/2019 às 15:26
Atualizado em:27/05/2019 às 15:26

Mais um passo foi dado para a abertura do concurso público da Guarda de Maricá, no Rio de Janeiro. A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 55/2019, que cria o quadro da instituição para ser preenchido por meio de concurso. De acordo com o líder do governo, Fabrício Bittencourt (PTB), são 200 cargos. 

Até a publicação desta matéria, a prefeitura não se manifestou sobre o assunto. Agora o PL deverá ser encaminhado para o prefeito de Maricá para ser sancionado. No concurso anterior, realizado em 2011, o requisito foi o nível fundamental, porém ainda não foi divulgado se o PL altera a escolaridade.

No último concurso da prefeitura, publicado em 2018, a carreira de guarda era esperada, mas não foi contemplada. Como não há concurso em validade para guardas, o órgão só poderá nomear novos servidores na função quando homologar o novo edital. 

Lei também: Concurso Araruama-RJ: INCP é o mais cotado para organizar a seleção
Core-RJ escolhe banca de novo concurso para diversos cargos
Prefeitura de Cabo Frio-RJ prepara novo concurso para todos os níveis
Concurso Câmara de Maricá-RJ depende da conclusão do plano de cargos

(Foto: Clarildo Menezes/ Prefeitura de Maricá-RJ)
Guarda de Maricá prepara novo concurso público
(Foto: Clarildo Menezes/ Prefeitura de Maricá-RJ)

Último concurso da Guarda foi realizado em 2011

O último concurso com vagas para guarda municipal de Maricá foi realizado em 2011. Foram 50 vagas, com exigência de nível fundamental. 

Sob organização do INCP, as etapas de avaliação consistiram em prova objetiva, eliminatória e classificatória, teste de aptidão física, apenas eliminatório, além do curso de formação. A primeira foi composta por 40 questões sobre:
  • Português (dez)
  • Matemática (dez) 
  • Conhecimentos Específicos (20) 

Acesse cursos de preparação para concursos!

O teste físico foi aplicado apenas aos primeiros 100 candidatos aprovados no exame de múltipla escolha. Consistiu em testes de resistência e força, que abrangiam: corrida de 2.400 metros e corrida rasa de 100 metros.

E-book: 10 erros que você não pode cometer em testes físicos para concursos

Os habilitados foram convocados para o curso de formação inicial, realizado em horário integral. Para ser efetivado foi preciso ter frequência mínima em 90% das aulas. [VIDEO id="7868"]