Concurso Goiânia GO: secretário autoriza contratação da banca
O processo de contratação da banca organizadora do concurso Goiânia GO foi autorizado pelo secretário de administração, Agenor Mariano
Autor:
Publicado em:17/02/2020 às 08:24
Atualizado em:17/02/2020 às 08:24
O secretário de Administração de Goiânia, Agenor Mariano, autorizou a contratação da banca organizadora do novo concurso para efetivos da capital de Goiás. O despacho foi publicado no Diário Oficial do Município de sexta-feira, 14, sem revelar o nome da escolhida.
A banca será responsável pelo planejamento, organização e realização do concurso para provimento de vagas no âmbito da Administração Direta e autarquias de Goiânia. A instituição contratada deverá fornecer recursos materiais e humanos para execução de todas as atividades envolvidas e correlatas.
Em especial a elaboração, impressão, aplicação e correção de todas as provas e etapas. Em dezembro de 2019, o secretário de Assistência Social da cidade, Mizair Lemes, afirmou à FOLHA DIRIGIDA que o processo de escolha da banca tinha chegado à Secretaria Municipal de Administração.
O setor recebeu, em meados no ano passo, propostas de diferentes instituições para organizar o concurso Goiânia GO. De acordo com Lemes, a Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das bancas cotadas. Ela também foi contratada para os últimos concursos da capital.
Secretário Agenor Mariano autoriza contratação da banca do concurso
Goiânia GO (Foto: Divulgação/Prefeitura)
A contratação da organizadora é a última etapa antes da publicação do edital. Dessa forma, caso os trâmites sejam agilizados, é possível que o documento saia nos próximos meses. Após a formalização do contrato, as partes devem finalizar os detalhes da seleção, como cronograma das atividades.
Novo concurso Goiânia GO terá oferta para sete áreas
O novo concurso Goiânia GO contemplará sete áreas diferentes, incluindo guarda Municipal. A informação consta na portaria que nomeou a comissão organizadora da seleção, divulgada no dia 3 de outubro.
A Secretaria Municipal de Administração adiantou à reportagem que diversas carreiras serão disponibilizadas, no âmbito da gestão Direta e autárquica. A oferta será para as seguintes pastas:
Secretaria Municipal de Saúde;
Secretaria Municipal de Assistência Social;
Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia;
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos;
Secretaria Municipal de Educação e Esporte;
Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
O município, para isso, realizou um estudo de todas as áreas que apresentam déficit de pessoal. Seja pela aposentadoria de servidores, mortes, exonerações ou desligamentos em geral. O quantitativo total de vagas ainda não foi informado.
Concurso Goiânia GO terá 505 vagas para Assistência Social
Para a Secretaria Municipal de Assistência Social, por exemplo, já foram autorizadas 505 vagas. A Assessoria de Imprensa da pasta anunciou que cargos como psicólogo, assistente social, nutricionista e entrevistador serão contemplados.
Esse será o primeiro concurso para ingresso de efetivos na Assistência Social. O secretário responsável pela pasta disse à reportagem que todo o processo interno já foi realizado. O que trava a publicação do edital, hoje, é a contratação da banca.
“A Semas já solicitou o concurso, foi autorizado pelo prefeito, já montamos o processo e agora depende de a Semad concluir a contratação da banca”, explicou o secretário.
Assim, o prazo para publicação do edital do concurso Goiânia-GO só será definido após a oficialização da banca. A prefeitura, com isso, se reunirá com a instituição para que possa fechar o cronograma, com as datas para inscrição e aplicação das provas.
O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) fez um acordo com a Prefeitura de Goiânia para que o concurso fosse concluído até de 2019. De modo que os servidores tomem posse este ano.
As burocracias para escolha e contratação da banca organizadora, entretanto, acabaram por atrasar a publicação do edital. Em dezembro, a prefeitura conseguiu prorrogar esse prazo para 2020, assim como adiantou o secretário Mizair Lemes à FOLHA DIRIGIDA.
“Estamos tentando que eles tenham sensibilidade em postergar” explicou o chefe da pasta de Assistência Social, na ocasião.