A necessidade de edital do novo concurso GM Volta Redonda foi reafirmada nesta terça-feira, 2 de outubro, pelo prefeito Samuca Silva. Em entrevista ao programa de rádio Fato Popular, ele disse que a Guarda Municipal precisa aumentar o efetivo com a abertura de nova seleção.
A informação também foi confirmada à FOLHA DIRIGIDA pela própria corporação. A gestão administrativa da Guarda Municipal de Volta Redonda ainda disse que não há uma data certa para publicação do edital. A tendência, no entanto, é que o concurso seja aberto apenas em 2019.
As eleições deste ano e as burocracias referentes a elas atrasaram os preparativos do concurso. Procurada, a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), banca organizadora da seleção, confirmou que os trâmites do concurso estão parados e que a prefeitura não deu autorização para retomar os trabalhos.
(Foto: Divulgação)
Em maio, a Guarda Municipal de Volta Redonda informou que o edital do concurso estava finalizado e que precisava do aval da Procuradoria Geral do Município (PGM) para ser publicado. Tal processo, entretanto, não teve conclusão.
Concurso GM Volta Redonda terá 50 vagas para nível médio
A abertura do concurso GM Volta Redonda foi autorizada em setembro de 2017. No mês seguinte, a Fevre foi definida como banca organizadora. A partir desse momento, o edital começou a ser elaborado.
O número de vagas do concurso também já foi divulgado: 50 vagas imediatas para guardas municipais em Volta Redonda, município à 127km do Rio de Janeiro. Em geral, o cargo tem como pré-requisitos ensino médio completo, idade entre 18 e 40 anos e carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B.
Tais exigências, contudo, ainda não foram confirmadas pela banca organizadora do concurso Guarda Municipal de Volta Redonda. Outras cidades do estado do Rio de Janeiro preparam concursos para guarda municipal. São elas Guapimirim, Nova Iguaçu, Niterói, Caxias e Magé. Veja todos os detalhes dessas seleções!
Último concurso Guarda de Volta Redonda ocorreu há 10 anos
A Guarda Municipal de Volta Redonda não realiza novos concursos públicos há 10 anos. Por isso, não possui cadastro de aprovados válidos para suprir as carências de aposentadorias, mortes e exonerações, além de completar o efetivo necessário para segurança da cidade.
O último edital do concurso GM Volta Redonda foi publicado em 2008. Ao todo, foram oferecidas 60 vagas apenas para o sexo masculino. A jornada de trabalho era de 40 horas por semana.
Para se candidatar era exigido ensino médio completo, até 40 anos de idade e carteira de habilitação em qualquer categoria. A Fevre também foi a banca organizadora da seleção. A taxa de inscrição cobrada foi R$35.
Baixe o e-book “10 erros que você não pode cometer em testes físicos”
O concurso GM de Volta Redonda foi composto por três etapas: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Na primeira fase, os candidatos tiveram que responder a 50 questões objetiva. A distribuição das disciplinas ocorreu da seguinte maneira:
- Português -16 questões;
- Código de Trânsito Brasileiro - 10 questões;
- Noções de Direito Penal - 10 questões;
- Regulamento da Guarda Municipal de Volta Redonda - 14 questões.
Para ser aprovado no concurso 2008, foi preciso alcançar 50% da pontuação em Português e 50% em cada uma das disciplinas de Conhecimentos Específicos. Os classificados realizaram o Teste de Aptidão Física (TAF), composta pelos exercícios expostos a seguir:
- Polichinelo - Mínimo de 50 exercícios;
- Apoio de Frente - Mínimo de 10 exercícios;
- Corrida de 50 metros - Mínimo de 50 metros;
- Exercícios abdominais (Remador) - Mínimo de 35 exercícios;
- Corrida de 12 minutos - Mínimo de 1500 metros.
No vídeo abaixo, veja os concursos de Guardas Municipais previstos para o Rio de Janeiro: [VIDEO id="7478"]