(Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói)
Novidades importantes no concurso da Guarda Municipal Niterói. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) já concluiu o termo de referência da seleção e o encaminhou a diversas organizadoras. A expectativa é para que o nome da instituição escolhida seja definido e anunciado até meados de setembro.
Quem deseja uma vaga já pode começar a se preparar. Uma informação que pode ajudar nos estudos é que a Coseac/UFF poderá ser a banca escolhida. No início do mês, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA apurou com a Diretoria de Ensino e Pesquisa da Seop que a organizadora é a mais cotada para receber as inscrições e aplicar as provas.
O processo de contratação da organizadora do concurso da Guarda de Niterói já deveria ter sido finalizado. O atraso foi devido ao novo termo de referência que precisou ser elaborado. O andamento está sob análise do setor de ensino, que confirma a publicação do edital ainda este ano.
Projeto básico confirma oferta de vagas
FOLHA DIRIGIDA teve acesso, com exclusividade, ao projeto básico do concurso da Guarda de Niterói. O documento traz uma informação importante: a confirmação do quantitativo de vagas a ser ofertado. Conforme anunciado recentemente pelo prefeito Rodrigo Neves, serão 142 vagas, inicialmente.
Embora o número tenha reduzido com relação ao que era previsto inicialmente, ao longo do prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo dobrar, a expectativa é que, pelo menos, 419 aprovados sejam convocados. Isso porque o objetivo do secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, é que a corporação atinja o seu efetivo completo, de mil guardas, até 2020. Hoje, a Guarda Municipal de Niterói conta com 581 homens.
Confira cursos para o concurso da GM Niterói
Além disso, o termo de referência também define as etapas do concurso. Os candidatos serão avaliados com provas objetivas; exame antropométrico e teste físico; exame médico e curso de formação, com carga horária de até 500 horas-aula. Segundo consta no termo de referência, as provas de múltipla escolha serão aplicadas em até 90 dias após a assinatura do contrato com a organizadora.
Como o processo de escolha da organizadora já começou, a expectativa é que o nome da vencedora seja anunciado em meados setembro. Caso isso se concretize, as primeiras provas devem acontecer até dezembro deste ano. Por isso, os futuros candidatos devem intensificar os estudos.
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, realizada em maio, o diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Francisco Lima Torres, falou sobre o programa da nova seleção. “É muito provável que haja a inclusão, por exemplo, do Estatuto Geral das Guardas (Lei 13.022/14), que não caiu no concurso passado. Além disso, não está descartada a inclusão ou a exclusão de outros assuntos.”
Quais os requisitos para concorrer ao cargo?
-> Nível médio completo;
-> Carteira nacional de habilitação na categoria B.
-> Idade mínima de 18 anos completos até a posse;
-> Altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,70m para os homens.
Niterói planeja outros concursos 2018/2019
Além da Guarda Municipal, a Prefeitura de Niterói planeja outros concursos para este ano e em 2019. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) está com o seu edital pronto e deve ser publicado nos próximos dias. A banca escolhida foi o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) e as vagas serão para níveis médio/técnico e superior.
Haverá oportunidades, também, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói (SASDH), que terá edital divulgado no início de outubro, de acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão. A organizadora deve ser definida até o dia 21 de setembro e estão previstas 107 vagas de níveis médio e superior.
Em 2019, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) da cidade deve divulgar uma nova seleção, após recomendação do Ministério Público fluminense (MP-RJ), que recomendou à Prefeitura de Niterói que realizasse um concurso para a área da Saúde Mental. A Fundação Estatal de Saúde será a banca responsável, cuja a contratação deve ser efetivada em janeiro ou fevereiro. O edital, por sua vez, está programado para março e as provas em maio. [VIDEO id="8015"]