Concurso Fundac-PB: governador destaca importância do primeiro edital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou a importante do primeiro concurso do Estado com 400 vagas para agentes socioeducativos.

Autor:
Publicado em:21/06/2019 às 12:15
Atualizado em:21/06/2019 às 12:15

O primeiro concurso para Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), na Paraíba, está autorizado. A oferta será de 400 vagas para agente socioeducativo, cujo edital está previsto para agosto. Em entrevista coletiva, o governador João Azevêdo destacou a importância do primeiro edital específico para essa carreira.

“É uma área que precisamos ter pessoas preparadas para lidar com crianças e adolescentes que estão em situação extremamente vulnerável. A fundação tem o papel de reintegrar, de oferecer chances a esses jovens. É nós vamos qualificar a mão de obra através do concurso público, que sabemos que seleciona grandes profissionais na área”, disse Azevêdo.

Também presente na coletiva, o presidente da Fundação, Noaldo Belo de Meirelles indicou que o concurso Fundac-PB promoverá estabilidade aos profissionais da fundação.

“É um concurso histórico, é o primeiro para agente socioeducativo do Estado da Paraíba. Desde 1990, com a chegada do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que criou o cargo de agente socioeducativo, tem um movimento que pleiteava a realização do concurso para área. Ele vai permitir que a Fundac invista na formação desses agentes”.

Na última segunda-feira, 17 de junho, a Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) aprovou o projeto 523/2019, de autoria do governo do Estado, que autoriza o novo concurso para agentes socioeducativos. Isso representa que os preparativos estão em estágio avançado.

Governador da Paraíba, João Azevêdo, destaca importância do concurso
para Fundac (Foto: Divulgação)

 

comissão organizadora, por exemplo, está formada. Esse grupo de servidores é responsável por acompanhar os trâmites internos do concurso e elaborar o projeto básico, que funciona como um espelho para o edital. O documento, quando pronto, é disponibilizado no processo de escolha da banca organizadora.

Em geral, o edital só é publicado após a definição da instituição que aplicará as provas e receberá as inscrições. Segundo o Executivo da Paraíba, o edital para Fundac está previsto para sair em agosto.

Concurso Fundac-PB: governo cria mais 100 vagas para agente
Concurso para agentes socioeducativos da Fundac-PB deve sair em 2019

O concurso Fundac-PB será o segundo aberto pela atual gestão do Estado. O primeiro foi com mil vagas para a Secretaria de Educação.

“Será o segundo concurso que estamos lançando. Estamos ampliando o número de vagas, inicialmente estavam previstas 300 vagas e passamos para 400. Isso vai resolver em definitivo a grande lacuna no sistema conduzido pela Fundac”, garantiu o governador.

Vagas do concurso Fundac-PB serão para nível médio

A oferta do concurso já inclui as 100 vagas de agente socioeducativo, criadas pelo governo no final de maio. Tais postos surgiram pelo aumento das unidades de internação da Fundac, com a inauguração da Escola Cidadã Integral de Socioeducação.

Dessa forma, o edital trará o total de 400 vagas para agentes. O pré-requisito do cargo é ter o ensino médio completo. Os salários inicias giram em torno de R$1.500, além de gratificações. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade ao servidor.

Acesse cursos de preparação para concursos:

A carga de trabalho será de 40 horas por semana ou em regime de plantão (12 x 36 horas). Neste último caso, haverá revezamento entre o período diurno e noturno e os profissionais terão direito a um adicional noturno. 

As atribuições dos agentes são relativas à segurança nas unidades sócio educacionais, incluindo o controle de movimentação dos internos. Além de acompanhamento dos atendimentos médicos, dos horários de lazer, das refeições, da cultura, do esporte, das atividades escolares e dos cursos profissionalizantes.

O concurso para ingresso como servidor na Fundac-PB deverá contar com cinco etapas. São elas: provas objetivas, prova física, exame psicotécnico, investigação social e um curso de formação. Este será o primeiro concurso para efetivos da Fundação. 

No vídeo abaixo, saiba como estudar se o concurso não tem edital anterior: [VIDEO id="7793"]

Carregando...