Concurso Funai tem pedido com 826 vagas e pode sair até junho de 2021
Concurso Funai tem pedido enviado ao Ministério da Justiça e, se autorizado, poderá sair até o primeiro semestre de 2021.
Autor:
Publicado em:12/05/2020 às 10:00
Atualizado em:27/07/2023 às 15:24
A Fundação Nacional do Índio confirmou que o pedido para o concurso Funai 2021 já foi encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão ao qual é vinculada. Se autorizado, o edital poderá ser publicado no primeiro semestre do ano que vem.
Segundo informações transmitidas à FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, 12, foi solicitado o aval para provimento de 826 vagas nos níveis médio e superior. Após análise do MJSP, o pedido será encaminhado para autorização do Ministério da Economia.
Concurso Funai terá vagas nos níveis médio e superior
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Funai, o pedido encaminhado ao MJSP é para o preenchimento de 826 vagas. As oportunidades abrangem carreiras de níveis médio e superior, conforme listado abaixo.
As lotações previstas estão distribuídas entre as unidades descentralizadas em todo o Brasil; além do Museu do Índio, no Rio de Janeiro; nas Frentes de Proteção Etnoambiental; e na sede da fundação, no Distrito Federal.
Para o nível médio, as vagas solicitadas são para o cargo de agente em indigenismo. A remuneração inicial, segundo dados de junho de 2019, é de R$5.349,07 mensais.
Já para o nível superior as vagas solicitadas são nos seguintes cargos:
Administrador
Antropólogo
Arquiteto
Arquivista
Assistente Social
Bibliotecário
Contador
Economista
Engenheiro
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro Florestal
Estatístico
Geógrafo
Indigenista Especializado
Médico Veterinário
Pesquisador
Psicólogo
Sociólogo
Técnico em Assuntos Educacionais
Técnico em Comunicação Social e Zootecnista.
Para essas carreiras, segundo dados de junho de 2019, o ganho mensal é de R$6.420,87. A Funai não divulgou a distribuição das vagas entre os cargos.
[tag_teads]
Concurso Funai pode sair no primeiro semestre de 2021
A Funai protocolou o pedido para o novo concurso no dia 29 de abril, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão ao qual é vinculada. De lá, o requerimento deve ser encaminhado ao Ministério da Economia.
É a Economia que fica responsável por autorizar todos os concursos da esfera federal. E o prazo máximo para todos os pedidos chegarem na Pasta termina no próximo dia 31 de maio.
De acordo com a Funai, se o pedido de autorização for acatado, o concurso tem previsão de acontecer no primeiro semestre de 2021.
“O órgão apresenta déficit de servidores e atualmente trabalha com menos da metade do seu quadro efetivo de pessoal. O pedido continua sob análise do MJSP.”
Ainda de acordo com o órgão, a solicitação foi embasada em Informação Técnica elaborada por um grupo de trabalho da Diretoria de Administração e Gestão.
Novo concurso Funai pode sair até junho de 2021
(Foto: Mário Vilela/Funai)
Último concurso Funai já encerrou a validade
O último concurso Funai foi realizado em 2016. Na época, a oferta inicial foi de 220 vagas, mas segundo informações do órgão, foram convocados todos os aprovados e mais 50% dos classificados excedentes.
As oportunidades eram todas de nível superior, em cargos de contador, engenheiro agrônomo, engenheiro (agrimensor e civil) e indigenista especializado. A seleção já teve prazo de validade expirado. Veja o edital:
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. As disciplinas cobradas abrangiam Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
A parte específica variava de acordo com a vaga concorrida. Já os conhecimentos gerais englobavam: