Concurso Faetec-RJ 2019 será tema de audiência na Alerj

A comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj discutirá as demandas da Faetec-RJ, como a abertura de um novo concurso.

Autor:
Publicado em:08/04/2019 às 12:33
Atualizado em:08/04/2019 às 12:33

*Matéria atualizada no dia 09/04/2019, às 09h50

Nesta terça-feira, 9, a comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizaria sua quinta audiência pública deste ano. Seriam discutidos os desafios, perspectivas e demandas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), como a abertura do novo concurso para professores.

Entretanto, a audiência foi suspensa pelos transtornos causados pela forte chuva que atingiu o Estado do Rio de Janeiro na noite de segunda-feira, 8. De acordo com a Alerj, uma nova data será anunciada em breve.  

Fato é, porém, que o presidente da comissão, deputado Waldeck Carneiro, destacou a importância do novo edital para contratação de profissionais efetivos. A falta de professores, assim como as condições precárias de conservação das unidades, são problemas recorrentes. 

De acordo com representantes sindicais, a rede de ensino conta com déficit de mil docentes.

"Um dos temas de maior relevância a ser discutido na audiência é o concurso público para a chamada de 257 professores, algo urgente nas unidades da Faetec", afirmou Waldeck.

As regras do concurso estão sendo definidas junto ao Ministério Público (MP). Mas, para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, a intenção é que o edital seja publicado ainda em 2019.

Secretário de Ciência e Tecnologia (ao centro) na última audiência
pública da comissão Ciência e Tecnologia da Alerj (Foto: Gabriel Lobo)

 

Em entrevista exclusiva, ele destacou que se tudo correr dentro do previsto o novo concurso Faetec poderá ser aberto no primeiro semestre.

“Estamos definindo as regras juntamente com o Ministério Público. Mas, nossa expectativa é que seja, sim, ainda no primeiro semestre. E reafirmo que a Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), seguindo orientação do governador Wilson Witzel, mantém o compromisso de realizar o concurso ainda em 2019”, constatou Rodrigues.

Ainda não foi confirmado se serão abordados na audiência temas como vagas do concurso, áreas contempladas e prazo para edital. Além da escolha da banca organizadora e verba para contratação dos professores.

• Com déficit de mil professores, Sindicato aponta urgência no concurso Faetec
• Sem concurso Faetec, mil alunos ficam sem poder voltar às aulas
• Faetec confirma que edital de concurso com 257 vagas sai este ano

Procurada nesta segunda-feira, 8, a Assessoria de Imprensa da Faetec esclareceu que a audiência será para prestação de contas da rede de ensino. Os próximos desafios e demandas também serão discutidos pelos parlamentares, sobretudo o novo concurso para professores efetivos.

Concurso Faetec foi autorizado em fevereiro

A autorização para abertura de concurso com 257 vagas para professores na Faetec foi concedida pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em fevereiro. Os aprovados poderão ser lotados em uma das 130 unidades da rede de ensino.

Por mais que seja um número aquém da necessidade da instituição é o que atente as restrições do Regime de Recuperação Fiscal. Durante a medida protetiva, os órgãos estaduais de Educação, Saúde e Segurança só podem abrir vagas em concursos para preencher aposentadorias, mortes e exonerações.

Comece a preparação para o concurso Faetec: 

A contagem das vagas deve ser feita somente a partir de setembro de 2017, quando o Estado aderiu ao regime. Dessa forma, os desligamentos que ocorreram antes desse período não podem ser incluídos no quantitativo do novo concurso.

Sem concurso, déficit na Faetec não reduz

O último concurso para professores efetivos foi em 2010. Durante esse período, a rede de ensino acumulou aposentadorias que não puderam ser preenchidas.

“Pelo Plano Estadual de Educação, a Faetec teria que ampliar o número de oferta de matrículas no interior do estado, mas esse quantitativo vem sendo reduzido, ano após ano, desde 2016. Por conta disso, além das aposentadorias e exonerações acumuladas em uma década, o Sindicato estima um déficit de cerca de 1.000 docentes e 300 funcionários técnico-administrativos”, revelou Marcos Freitas, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.

Este ano, a Faetec já realizou um processo seletivo para contratação temporária de 621 profissionais dos níveis médio e superior. Tais oportunidades foram para professores, instrutores, orientadores educacionais e supervisores. Os ganhos podem chegar a R$3 mil por mês. As convocações dessa seleção já começaram. [VIDEO id="8504"]

Carregando...