Concurso Faetec está autorizado e divulga distribuição das 209 vagas
Confira a distribuição das 209 vagas do novo concurso Faetec, cujo edital está autorizado a ser publicado até o final do ano.
Autor:
Publicado em:14/08/2019 às 08:41
Atualizado em:14/08/2019 às 08:41
O concurso Faetec com 209 vagas está autorizado. Conforme acordo firmado entre o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), o edital deve ser publicado até o final do ano para que a posse dos aprovados ocorra no início do período letivo de 2020.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica também informou na terça-feira, 13, a distribuição das oportunidades por cargo efetivo nos níveis médio e superior. As novidades são as carreiras de agente administrativo, inspetor de alunos e técnico superior. As duas primeiras exigem apenas o ensino médio completo. Já a última, graduação.
O concurso Faetec ainda terá oportunidades para professor I, professor de ensino superior, instrutor de disciplinas profissionalizantes I, supervisor educacional e orientador educacional. A maior parte das vagas será destinada a contratação dos docentes I, nas jornadas de trabalho de 40 ou 20 horas por semana.
Na tabela abaixo, confira a divisão das 209 vagas para a nova seleção:
Nos próximos 180 dias, a Faetec informará o detalhamento dos 48 cargos e os respectivos números de vagas ao Ministério Público Estadual.
Os aprovados serão contratados pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia. Para que o concurso seja aberto, a Faetec ainda fará o processo de licitação para escolha da banca organizadora.
A Assessoria de Imprensa da rede informou à reportagem nesta quarta, 14, que o termo de referência para escolher a banca do concurso já está em elaboração. Em geral, os editais só são publicados após essas etapas de tramitação interna.
Faetec prepara novo concurso com 209 vagas efetivas
(Foto: Divulgação)
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, adiantou que todas as carências efetivas da rede estão sendo mapeadas para tentar viabilizar e adequar a demanda.
“Temos maior carência nas áreas técnica, tecnológica e licenciatura, bem como a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. O concurso também deverá contemplar cadastro de reserva e este será utilizado conforme a necessidade da Fundação”, disse.
Uma nova unidade da Faetec foi inaugurada em Japeri, município da Baixada Fluminense, na terça-feira, 13. Mais de 1,2 mil vagas serão ofertadas por ano, a partir de 2020, em cursos de curta duração, no espaço que fica no distrito de Engenheiro Pedreira.
As qualificações, com duração de dez e 20 semanas, vão atender às áreas de Informática, Idiomas, Gestão e Negócios e Beleza. Presente na inauguração, o governador Wilson Witzel destacou a importância da escola de qualificação profissional na cidade.
“Inaugurar uma unidade escolar de formação técnica é fundamental para que possamos gerar uma mão de obra qualificada. E também para aqueles que já têm uma formação, querem uma nova oportunidade e estão, muitas vezes, em situação de desemprego estrutural, quando a pessoa não consegue empregabilidade no mercado por falta de qualificação. A Faetec está atenta a isso”, afirmou o governador.
Como ainda não tem quadro de servidores próprio, a Faetec de Japeri-RJ poderá receber aprovados do novo concurso. Assim como outras quatro unidades inauguradas e seis que estão previstas para serem instaladas. São elas: Santo Antônio de Pádua, Macuco, Campos, Paty do Alferes, São João de Meriti e Resende.
Acesse cursos de preparação para concurso Faetec:
Faetec terá novo concurso para efetivos em 2020
Além do edital com 209 vagas este ano, a Faetec também tem a previsão de abrir novo concurso até dezembro de 2020. Nesse caso, a oferta seria de 48 cargos efetivos para exercício no ano letivo seguinte.
Uma liminar do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) autorizou o novo concurso para Faetec com o total de 257 vagas. Porém, em razão de restrições orçamentárias, a rede disciplinou em acordo com o MP de que sejam abertas apenas 209 vagas este ano.
As outras 48 oportunidades serão preenchidas em 2020. Há nove anos, a Faetec não realizava concursos para efetivos. Na época, o edital trouxe a oferta de 940 vagas, com organização da Fundação Ceperj.
Em função do espaço de tempo sem concursos e apenas seleções para temporários, a rede de ensino apresenta grave déficit de pessoal. O Sindicato dos profissionais de Educação da Faetec aponta que faltam cerca de mil docentes e 300 técnicos administrativos. A carência foi reconhecida pelo presidente da instituição, Romulo Massacesi.
"Temos estrutura física comprometida e carências de pessoal - docentes, administrativos e operacional", disse Massacesi, ressaltando que 1.200 professores contratados foram demitidos em dezembro de 2018.
Confira outros concursos da Educação previstos para 2019: [VIDEO id="8504"]