Concurso Seplag SE: governo cria mais 22 cargos de gestor público
O Governo de Sergipe sancionou a lei que cria mais 22 cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Veja mais!
Autor:
Publicado em:17/06/2021 às 09:19
Atualizado em:17/06/2021 às 09:19
Novidades no concurso Seplag SE para gestor público. O governador Belivaldo Chagas sancionou a criação de 22 cargos para a carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG).
A criação desses novos cargos é resultado de um projeto de lei que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.
Como diz o artigo 3º, o provimento desses cargos podem ser feitos através de concurso público, dito:
"Parágrafo único. A carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental é integrada por 82 (oitenta e dois) cargos de provimento efetivo, a serem preenchidos mediante concurso público, para a Classe Inicial, observados os preceitos legais.” (NR)"
Vale destacar que a Seplag ainda não anunciou se essas novas vagas serão preenchidas por excedentes do último edital ou se será organizada uma nova seleção.
Concurso de gestor público da Seplag SE poderá ter mais vagas
(Foto: Divulgação)
Último concurso EPPGG SE ocorreu em 2018
O último concurso da Seplag de Sergipe para a carreira de políticas públicas e gestão governamental foi realizado em 2018. O edital foi divulgado pela banca IBFC.
A oferta foi de 19 vagas para o cargo de especialista, que recebeu inscrições de 9 de abril até o dia 8 de maio, com taxa de R$120.
Para concorrer ao cargo, era necessário curso de nível superior em qualquer área. A remuneração para este cargo girava em torno de R$7.714,29 para uma carga horária de 30 horas semanais.
O concurso foi homologado em 26 de fevereiro de 2019, ficando válido por dois anos. Entretanto, em 2020, o resultado final foi retificado. Ainda não se sabe se a validade foi prorrogada, ainda mais em função da pandemia.
Como foram avaliados os candidatos do concurso?
O concurso da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe foi dividido em duas fases, sendo:
Primeira fase: prova objetiva, de caráter eliminatória e classificatória; prova discursiva e análise de títulos, de caráter classificatório.
Segunda fase: curso de formação para ingresso na carreira de especialista, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva foi aplicada em junho de 2018, com 70 questões divididas entre disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. As disciplinas foram:
Língua Portuguesa
Direito Público
Língua Inglesa
Ciência Política
Noções de Raciocínio Lógico e Estatística
Administração Pública
Realidades brasileira e local Economia
Contabilidade Pública
Houve, ainda, uma prova discursiva composta por duas partes: estudo de caso e questões discursivas. No estudo de caso, o candidato responderia a disciplina de Administração Pública e as questões discursivas de Direito Público e/ou Ciência Política, Economia e/ou Contabilidade Pública.