O Governo do Rio Grande do Sul autorizou a realização de um novo concurso público para Emater RS com 98 vagas. O aval foi assinado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior na quarta-feira, 9 de novembro.
As oportunidades serão para cargos dos níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:
- Assistente Administrativo: 6 vagas;
- Assistente técnico administrativo I – Contabilidade: 2 vagas;
- Assistente técnico administrativo I – informática: 1 vaga;
- Extensionista rural Nível Médio I – Agropecuária: 47 vagas;
- Extensionista rural Nível Médio I – Social: 10 vagas;
- Extensionista rural Nível Superior I – Agropecuária: 20 vagas;
- Extensionista rural Nível Superior I – Social: 4 vagas;
- Técnico científico I – Médico do Trabalho: 1 vaga;
- Técnico científico I – Administração e Finanças: 2 vagas;
- Técnico científico I – analista de sistemas: 1 vaga;
- Técnico científico I – Contabilidade: 1 vaga;
- Técnico científico I – Pedagogia: 1 vaga;
- Técnico científico I – Recursos Humanos: 1 vaga;
- Técnico científico I – Serviço Social: 1 vaga.
A distribuição dos cargos por requisitos, assim como os salários atuais, não foram informados. O governo também não divulgou prazos para edital e provas.
Com a autorização do concurso, a Emater RS dará andamento à contratação da banca organizadora. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.

de mais de 90 vagas (Foto: Divulgação)
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Antonio Velho Lopes, o concurso Emater RS contribuirá para a recomposição do quadro de funcionários da Emater para o pleno atendimento aos produtores rurais de todo o Estado.
“Esse governo assumiu o compromisso de viabilizar esse concurso, que era uma demanda antiga da Emater. Estamos muito felizes por essa grande conquista dos servidores da Emater e da instituição como um todo”, comenta Domingos Velho Lopes.
O presidente da Emater RS, Alex da Silva Corrêa, também destacou a importância dos novos servidores:
“O processo seletivo é fundamental para repor o quadro que atua na linha de frente, junto aos municípios, para execução das políticas públicas da Secretaria da Agricultura, do governo federal e dos municípios”.
Último concurso Emater ES ocorreu em 2011
A Emater RS não tem mais concurso em validade. A última seleção para ingresso na Emater RS foi realizada em 2011.
Na ocasião, a oferta foi somente para formação de cadastro de reserva em cargos dos níveis fundamental, médio e superior. Os salários variaram de R$1.135 a R$2.831.
A banca organizadora foi a Objetiva Concursos. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sobre as disciplinas de Português, Informática, Desenvolvimento Rural e Conhecimentos Específicos.
A Emater busca promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul.