Concurso Educação-SC: governo anuncia chamada de 2 mil aprovados

Governo de Santa Catarina anuncia chamada de 2 mil aprovados, no concurso da Educação, e prorrogação do prazo de validade até 2021.

Autor:
Publicado em:30/09/2019 às 14:39
Atualizado em:30/09/2019 às 14:39

Como adiantado por FOLHA DIRIGIDA, em junho deste ano, o Governo de Santa Catarina anunciou que vai prorrogar o prazo de validade do concurso da Secretaria de Educação (SED-SC). Além disso, ainda neste ano, 2 mil candidatos serão convocados para início do exercício em 2020.

O anúncio foi feito na última sexta-feira, 27, pelo governador do estado, Carlos Moisés. Segundo ele, serão convocados profissionais aprovados no concurso Educação-SC de 2017, nos cargos de professor e da área de Apoio.

"Estamos chamando 1,5 mil novos professores para a rede estadual de ensino e 500 profissionais, assistentes e especialistas educacionais, para ajudar os professores e os diretores escolares a tocarem esse trabalho importantíssimo da Educação catarinense", anunciou o governador.
 

Os cargos de assistente e de especialista em educação são para as funções de supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional. Segundo o governo, a SED-SC está realizando o levantamento de vagas para então chamar os aprovados. Há 9.082 profissionais selecionados à espera de novas convocações.

A prorrogação será consolidada pela Secretaria de Estado da Educação, a partir do dia 11 de dezembro deste ano. Desta forma, todas as chamadas deverão ser realizadas até 11 de dezembro de 2021.

"Temos a oportunidade de ampliar em 10% o quadro de professores efetivos e em 25% o de especialistas e assistentes, a fim de que nossas escolas tenham reforço para melhorar a qualidade da Educação", disse o secretário de Educação, Natalino Uggioni.

De acordo com o governo, a chamada de professores atende ao Plano Estadual de Educação, enquanto a contratação dos especialistas e assistentes é prevista por lei complementar.

Governo de SC anuncia convocações no concurso Educação-SC (Foto: Pixabay)
Concurso SED-SC terá 2 mil convocações este ano
(Foto: Pixabay)

Concurso SED-SC ofereceu mil vagas

Em 2017, o concurso SED-SC ofereceu 586 vagas para docentes e 414 para funções da área de Apoio, em cargos de assistentes educacionais, administradores, orientadores e supervisores escolares. Em dezembro do mesmo ano, mil professores foram convocados, na primeira chamada do governo.

seleção foi composta por provas objetivas e de títulos. O exame de múltipla escolha teve 30 questões para a área de Apoio e 40 para os professores. A avaliação abordou temas de disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicos.

Inicie seus estudos

Para ser aprovado foi preciso obter, no mínimo, nota cinco na prova de Conhecimentos Gerais e 12 na parte Específica. Os candidatos habilitatados nesta etapa foram convocados para o exame de títulos.

Em 2017, o piso dos docentes era de R$2.532,08, e, para a área de Apoio, era de R$2.577,02, segundo a Secretaria Estadual de Educação. Os convocados, no entanto, poderão contar com um aumento de 10%, sendo 5% já concedido em maio de 2018 e os outros 5% conforme o reajuste de novembro.