Concurso Educação-PB tem cerca de 40 mil inscrições deferidas

O concurso com mil vagas na Educação da Paraíba teve uma grande procura. Quem não teve a inscrição deferida ainda poderá entrar com recurso.

Autor:
Publicado em:21/06/2019 às 08:52
Atualizado em:21/06/2019 às 08:52

O concurso para professores do Estado da Paraíba teve uma grande procura por parte dos candidatos. O Instituto AOCP, organizador da seleção, divulgou o edital com inscrições homologadas. De acordo com o documento, foram registrados cerca de 40 mil inscritos.

No entanto, quem não conseguiu ter a sua inscrição deferida no concurso Educação-PB e tem como comprovar poderá entrar com pedido de recurso. As contestações serão aceitas até as 23h59 desta sexta-feira, 21.

Os recursos deverão ser protocolados em formulário próprio, no site do Instituto AOCP, o organizador da seleção. Vale lembrar que somente os candidatos com inscrição deferida serão convocados para as etapas de seleção. A inscrição é confirmada após pagamento da taxa.

Educação-PB recebe cerca de 40 mil inscritos em concurso do magistério (Foto: Governo do Brasil)
Educação-PB recebe cerca de 40 mil inscritos em concurso 
(Foto: Governo do Brasil)

Os cadastros foram recebidos a partir do dia 24 de maio e ficaram disponíveis até o dia 6 de junho, pelo site da banca. Foi cobrada uma taxa de R$39. Entretanto, doadores de sangue na rede hospitalar pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), doadores de medula óssea ou de leite materno puderam pedir a isenção do valor.

Provas estão confirmadas para 21 de julho

O edital de inscrições deferidas traz ainda a confirmação da realização da data da prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório. O exame está agendado para o dia 21 de julho, domingo.

Os candidatos responderão a 50 questões, que totalizarão 100 pontos. Serão cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa (dez), Legislação Básica em Educação (dez) Conhecimentos Pedagógicos (dez) e Específicos (20).

Para ser aprovado, o candidato precisará acertar 50% ou mais dos pontos da prova, além de não obter nota zero em qualquer uma das disciplinas. Os candidatos habilitados nesta etapa terão os seus títulos avaliados. O prazo de validade será de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. 

Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

O edital foi publicado em abril e traz mil vagas para o magistério. Todas as chances são para provimento imediato e contemplam diversas disciplinas, tais como:

  • Artes: 72 vagas
  • Biologia: 150
  • Educação Física: 68
  • Filosofia: 6Prepare-se para o concurso da Paraíba
  • Física: 47
  • Geografia:  72
  • História: 78
  • Língua Espanhola: 18 
  • Língua Inglesa: 61
  • Português:  195
  • Matemática: 199
  • Química: 28
  • Sociologia: 6

Em março deste ano, o governador já havia ressaltado o empenho do Estado da Paraíba para qualificar a Educação. Na ocasião, João Azevêdo desejou sorte aos futuros candidatos. 

"Desejo boa sorte a todos os concorrentes, e que a gente possa ter uma educação cada vez mais qualificada, com profissionais selecionados e entrando no estado pela porta da frente, que é o concurso público", afirmou o governador.

As carreiras exigem licenciatura na área de interesse. Para as oportunidades de Educação Física, é preciso ainda ter o registro no conselho de classe. A remuneração inicial dos aprovados será de R$2.110,12. [VIDEO id="8717"]