Concurso DPE-MA para defensor tem banca organizadora escolhida

Defensoria Pública do Maranhão escolhe banca do concurso público para defensores.

Autor:
Publicado em:23/08/2018 às 13:21
Atualizado em:23/08/2018 às 13:21

O concurso público para a Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) já tem banca organizadora escolhida! Conforme publicação no Diário Oficial do estado da quarta-feira, 22, a empresa responsável pela seleção será a Fundação Carlos Chagas (FCC), a mesma que organizou o concurso anterior. O próximo passo para a abertura do concurso deverá ser a elaboração do edital e definição do cronograma. 

As oportunidades serão para a carreira de defensor, que exige curso de Direito, além de inscrição na OAB e, no mínimo, três anos de exercício da atividade jurídica na data da posse. As taxas de inscrição, de acordo a publicação no DO, vão custar R$229. 

(Foto: Reprodução)
Candidatos farão quatro etapas de avaliação
(Foto: Reprodução)

A quantidade de vagas que será oferecida ainda não foi divulgada. No entanto, o regulamento da seleção informa que haverá reserva para pessoas com deficiência e para negros. No último dia 21 o setor de Recursos Humanos do órgão informou à FOLHA DIRIGIDA que a comissão responsável estava finalizando o levantamento de cargos vagos para definir a oferta de concurso.

Também no regulamento do concurso, constavam as etapas de avaliação dos candidatos. Serão quatro provas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, prova oral e de títulos. 

Antes de começar a estudar, 
não deixe de ler este e-book!

Guia Indispensável de Estudos para Concursos

No caso do exame de múltipla escolha serão cobradas questões das seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Direito Civil Agrário e Empresarial, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito de Execução Penal, Direito Administrativo, Formação Humanística, Direito do Consumidor, Direitos Humanos, Legislação e Princípios Institucionais da Defensoria Pública, Direito da Criança e do Adolescente e  Direitos Difusos e Coletivos. 

Último concurso DPE-MA foi em 2015

O último concurso público da DPE-MA foi realizado em 2015, e ofereceu 18 vagas para defensor. A organizadora escolhida também foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), de modo que os candidatos podem usar as provas anteriores para estudar e conhecer o perfil da banca. O vencimento da carreira em 2015 correspondia a R$23.937,19.

Confira o edital do concurso DPE-MA 2015

As avaliações aconteceram na cidade de São Luis (MA), e a prova objetiva foi constituída por 100 questões. O prazo de validade do concurso foi de dois anos, e prorrogado até 30 de março de 2020. Veja como funciona o prazo de validade do concurso. O próximo concurso deverá seguir moldes semelhantes ao do edital anterior. Por isso, os candidatos podem usar os conteúdos programáticos de 2015 como referência de preparação. 

[VIDEO id="8003"]