Concurso DPE-AM: inscrições prorrogadas para níveis médio e superior
Defensoria Pública do Estado do Amazonas estende por mais dois dias o prazo de inscrição no concurso DPE-AM para os níveis médio e superior.
Autor:
Publicado em:17/10/2019 às 09:50
Atualizado em:17/10/2019 às 09:50
O prazo de inscrição do concurso DPE-AM, que seria encerrado na quarta-feira, 16, foi prorrogado por mais dois dias. Os interessados em concorrer a uma das dez vagas de níveis médio e superior agora têm até as 14h de 18 de outubro para se candidatar.
Candidatos sem internet podem se inscrever nos postos presenciais em todos os municípios contemplados com vagas:
Coari - Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril - Rua do Contôrno, 310 - Duque de Caxias; Eirunepé - Escola Estadual Nossa Senhora das Dores - Avenida Getulio Vargas, 694 – Centro; Iranduba - Escola Estadual Cecília Carneiro Oliveira - Avenida Amazonas, 1006/1022, Iranduba; Lábrea - Escola Estadual Professora Balbina Mestrinho - Rua Luiz Falcão 2487 – Centro; Manacapuru - Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré - Rua Quintino Bocaiúva, 902 - Centro; Maués - Escola Estadual São Pedro; Rua Adolfo Cavalcante, 121, Centro; São Gabriel da Cachoeira - Centro Educacional Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira - BR-307.
O prazo para pedidos de isenção já foi encerrado. O concurso registrou um total de 1.902 candidatos que não precisarão pagar a taxa. Os resultados definitivos da gratuidade já estão disponíveis no site da banca.
Concurso DPE-AM tem vagas nos níveis médio e superior
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas visa preencher, com seu concurso público, pelo menos dez vagas efetivas. Além disso, será formado cadastro de reserva, de modo que mais aprovados poderão ser convocados durante a validade da seleção.
No nível médio a oferta é de cinco vagas na carreira de assistente técnico de defensoria, todas na especialidade assistente técnico administrativo. Ao ingressar, os selecionados terão vencimento básico inicial de R$3.531,95.
No nível superior são mais cinco vagas na carreira de analista jurídico de defensoria, todas na especialidade Ciências Jurídicas. Neste caso é preciso ser graduado em Direito ou Ciências Jurídicas. O inicial é de R$6 mil.
As vagas de ambos os cargos estão divididas por região de lotação. As unidades de trabalho abrangem os municípios de Coari, Lábrea, Manacapuru, Maués e São Gabriel da Cachoeira. Também será formado cadastro de reserva para os quadros de unidades em Eirunepé, Iranduba.
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. O prazo ainda poderá ser prorrogado pelo mesmo período a critério da DPE-AM.
Concurso DPE-AM terá provas em dezembro
(Foto: Divulgação)
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, cuja aplicação está marcada para o dia 15 de dezembro, em todos os municípios contemplados com vagas. O exame terá caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos de nível superior terão até quatro horas de aplicação, pois também realizarão, no mesmo dia, uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação consistirá em um estudo de caso.
A prova objetiva dos analistas terá 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos, conforme a seguir:
Português (12)
Conhecimentos Jurídicos e Institucionais (8)
Direito Constitucional (5)
Direito Administrativo (3)
Direito Civil (5)
Direito Processual Civil (5)
Direito Penal (5)
Direito Processual Penal (5)
Direitos Humanos (7)
Direito da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Mulher (5)
Já para a carreira de nível médio a prova de múltipla escolha terá duração de três horas. Também serão cobradas 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos, distribuídas da seguinte forma: