Concurso Diplomata: resultado provisório da segunda fase sai em dezembro
O resultado provisório da segunda fase do concurso Diplomata 2019 deve ser divulgado dia em dezembro.
Autor:
Publicado em:29/11/2019 às 03:35
Atualizado em:29/11/2019 às 03:35
O resultado provisório da segunda fase do concurso Diplomata 2019 deve ser divulgado dia 16 de dezembro. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29.
Esta é a nova fase após as provas do certame serem recorrigidas. O problema aconteceu durante a correção das avaliações da segunda etapa do concurso em que, segundo a organização, foram encontradas irregularidades.
Nas folhas de respostas das provas escritas ficaram expostos os números de inscrição dos candidatos. Isso vai contra o critério de impessoalidade, apresentado no edital, pois os exames não poderiam ser identificados para efeito de correção.
A importância da garantia de não ter identificação na folha de resposta é de que nenhum candidato seja favorecido pela banca que fará a correção das provas. Por isso, as provas fora recorrigidas com uma nova banca avaliadora.
Concurso Diplomata tem divulgação de resultados marcado para dezembro
(Foto: Divulgação)
Concurso Diplomata oferece 20 vagas
Os aprovados nas etapas do concurso ainda realizarão curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. O concurso para diplomacia deste ano registrou o total de 6.411 candidatos, de acordo com a organização.
A oferta é de 20 vagas para o cargo. Para se inscrever foi preciso ter o ensino superior em qualquer área. A remuneração é de R$19.657,06, incluindo o auxílio-alimentação de R$458. As inscrições ficaram abertas de julho a agosto, pelo portal do Iades.
De caráter eliminatório e classificatório, as provas objetivas compuseram a primeira etapa do concurso Diplomata. A aplicação ocorreu nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Ao todo, o concurso Diplomata teve 6.411 candidatos em busca de uma oportunidade de ingresso no Ministério das Relações Exteriores. Como a oferta é de 20 vagas, a relação de candidato/vaga é de 320,55.
O requisito para ingressar na carreira diplomática é ter ensino superior em qualquer área. Após a primeira etapa (provas objetivas), os candidatos passaram por provas escritas, realizadas no dia 12 de outubro, somente nas capitais que tiveram aprovados no exame objetivo.
Aprovados terão curso de formação no IRB
Os aprovados ainda realizam um curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. Em 2017, o então diretor-geral do IRB, embaixador José Estanislau do Amaral, detalhou os princípios das aulas, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.
"O principal objetivo do curso é aprofundar alguns conhecimentos em política internacional, economia e línguas estrangeiras. Além de ensinar outros aspectos como relacionamento com a imprensa e prepará-los, realmente, para a atuação no exterior”, disse o embaixador.