Concurso Diplomata 2019 divulga banca examinadora das provas
Nesta quinta-feira, 29, foi divulgada a banca examinadora das provas da primeira fase do concurso Diplomata 2019.
Autor:
Publicado em:29/08/2019 às 07:08
Atualizado em:29/08/2019 às 07:08
O diretor-geral interino do Instituto Rio Branco, Bruno Carrilho, designou a banca examinadora das provas da primeira fase do concurso Diplomata 2019. Os nomes foram divulgados no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 29.
As avaliações objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, estão marcadas para o dia 8 de setembro, cujos locais de aplicação já estão disponíveis para consulta pelo site da banca organizadora.
Essa etapa será realizada nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Confira os membros das bancas examinadoras:
Língua Portuguesa
Alessandro Warley Candeas
Simone Silveira de Alcantara
Stefania Caetano Martins de Rezende Zandomênico
História do Brasil
Antonio José Barbosa de Oliveira
Bruno Miranda Zétola
Luiz César de Sá Júnior
História Mundial
Antonio José Barbosa de Oliveira
Fábio Moreira Farias
Luiz César de Sá Júnior
Geografia
Adriano Botelho
Fernando Luiz Araújo Sobrinho
Juscelino Eudâmidas Bezerra
Língua Inglesa
João Augusto Costa Vargas
Ofal Ribeiro Fialho
Raquel Lourenço Corrêa
Thiago Blanch Pires
Política Internacional
Alcides Costa Vaz
Antonio Jorge Ramalho da Rocha
Christian Philip Klein
Economia
Andrea Felippe Cabello
Daniel Klug Nogueira
Fabiano Burkhardt
Direito e Direito Internacional Público
Leonardo de Camargo Subtil
Gustavo Oliveira de Lima Pereira
Mamede Said Maia Filho
Valéria Mendes Costa Paranhos
Os integrantes das bancas examinadoras são responsáveis por elaborar as questões de provas das respectivas disciplinas e corrigi-las, quando necessário. As avaliações objetivas, primeira fase do concurso Diplomata, serão aplicadas em dois horários.
Itamaraty promove novo concurso para ingresso no cargo de diplomata
(Foto: Instituto Rio Branco)
O primeiro terá início às 9h30 e o segundo às 15h. Ambos com duração de três horas. Ao todo, a prova objetiva contará com 73 questões distribuídas por Língua Portuguesa; Língua Inglesa; História do Brasil; História Mundial; Política Internacional; Geografia; Economia; Direto e Direito Internacional Público.
Cada questão será composta por quatro itens para julgamento. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO. Será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota final na prova objetiva inferior a 32,85 pontos.
A nota em cada item será igual a 0,25 pontos, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,125 pontos negativo, se a resposta esteja em discordância com o gabarito; e zero se não houver marcação ou marcação dupla.
Concurso Diplomata 2019 reúne mais de 6 mil inscritos
O concurso Diplomata deste ano totalizou 6.411 candidatos, de acordo com a organização. Como a oferta é de 20 vagas imediatas, mais de 320 pessoas concorrem a apenas uma oportunidade de ingresso no Ministério das Relações Exteriores.
Para se inscrever a carreira diplomática foi necessário ter o ensino superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$19.657,06, incluindo o auxílio-alimentação de R$458.
As inscrições ficaram abertas de julho a agosto, pelo portal do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), banca organizadora.
Os 200 melhores classificados na prova objetiva serão convocados para a segunda etapa do concurso Diplomata: as provas escritas, também de caráter eliminatório e classificatório.
O resultado final está previsto para 17 de dezembro. A seleção ficará válida por 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período. Os aprovados nas três etapas do concurso ainda realizarão curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília.
Confira as mudanças do edital do concurso Diplomata 2019:[VIDEO id="8871"]