Concurso Detran-SP tem 150 mil candidatos para oficial e agente
O Detran-SP e a FCC, banca organizadora, divulgaram o número de inscritos do concurso para oficiais e agentes de trânsito.
Autor:
Publicado em:17/06/2019 às 11:04
Atualizado em:17/06/2019 às 11:04
Mais de 150 mil pessoas se candidataram ao concurso para o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). De acordo com listagem publicada pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora, foram totalizadas 150.545 inscrições.
A oferta é de 400 vagas, distribuídas por oficial de trânsito (nível médio) e agente de trânsito (nível superior), para 224 cidades do Estado de São Paulo. Além da ampla concorrência, puderam se inscrever pessoas com deficiência.
Ao todo, são 76.244 concorrentes para a carreira de agente de trânsito (381 por vaga). Já para oficial de trânsito, 74.301 pessoas estão na disputa (371 por vaga de nível médio). Os salários iniciais são de R$1.863 e R$4.657,50, respectivamente, com contratação sob o regime celetista e carga semanal de 40 horas.
Em nota enviada à imprensa, o Detran-SP informou que, na capital e região metropolitana, foram registradas 27.205 inscrições para as 43 vagas de nível superior. Além de 31.509 para as 30 oportunidades de nível médio.
A maior concorrência para oficial (nível médio) é na cidade de São Vicente, na Baixada Santista, onde 2.824 se candidataram. Já a menor disputa é no município de Brotas, na qual somente 17 pessoas se interessaram pelo cargo.
Concurso Detran-SP atrai mais de 150 mil inscritos dos níveis médio
e superior (Foto: Governo de São Paulo)
No nível superior, a maior concorrência é para quem se candidatou as oportunidades oferecidas na Superintendência da Região Metropolitana do Detran-SP, situada na capital. No total, são 1.987 por vaga. A menor procura nessa carreira foi em Itirapina, na região administrativa de Campinas, onde há 34 inscritos.
A concorrência do concurso Detran-SP deste ano está 44,6% maior que em relação a seleção anterior para o Departamento, realizada em 2013. Atualmente, são 376 candidatos por vaga contra 260 há seis anos.
Provas do concurso Detran-SP serão no dia 7 de julho
Todos os candidatos do concurso Detran-SP foram convocados para as provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação ocorrerá no dia 7 de julho, em dois turnos.
Os exames serão realizados nas 19 cidades-sedes, sendo: Araçatuba; Araraquara; Barretos; Bauru; Botucatu; Campinas; Fernandópolis; Franca; Itapeva; Marília; Mogi Guaçu; Presidente Prudente; Registro; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo e Sorocaba.
Confira o horário das provas e conteúdo, a depender do cargo concorrido:
Oficial de trânsito
Turno: manhã
Horário de apresentação: 7h30
Horário de fechamento dos portões: 8h
Duração: quatro horas e meia
40 questões de Conhecimentos Gerais:
Língua Portuguesa;
Matemática;
Raciocínio Lógico;
Noções de informática;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo
20 questões de Conhecimentos Específicos:
Legislação de Trânsito.
Agente de trânsito
Turno: tarde
Horário de apresentação: 14h
Horário de fechamento dos portões: 14h30
Duração: quatro horas e meia
20 questões de Conhecimentos Gerais:
Língua Portuguesa;
Matemática;
Raciocínio Lógico;
Noções de informática;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo.
40 questões de Conhecimentos Específicos:
Legislação de Trânsito.
Também no dia 7 de julho, os candidatos deverão completar uma prova discursiva, que será composta por redação. O exame será aplicado para ambos os cargos, sendo apenas corrigidos os textos dos candidatos habilitados e mais classificados.
O prazo de validade do concurso Detran-SP será de dois anos, contados a partir do prazo de validade e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Confira dicas para ajudar nos seus estudos do concurso Detran-SP