Concurso Detran-PA registra mais de 79 mil candidatos
O concurso para o Detran-PA teve mais de 79 mil inscrições. Os locais das provas objetivas e discursivas sairão no dia 22 de janeiro.
Autor:
Publicado em:18/01/2019 às 15:12
Atualizado em:18/01/2019 às 15:12
Mais de 79 mil pessoas se inscreveram no concurso para o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA). A Fadesp, organizadora da seleção, informou à FOLHA DIRIGIDA que, ao todo, são 79.392 candidatos para os cargos de nível médio.
Para as 34 vagas de agente de educação de trânsito são 53.060 inscritos. Já para as 66 oportunidades de agente de fiscalização de trânsito são 26.332 concorrentes. Na tabela abaixo veja a demanda candidato/vaga:
Cargo
Nº de vagas
Inscritos
Demanda
Agente de educação de trânsito
34
53.060
1.560,59
Agente de fiscalização de trânsito
66
26.332
398,97
A lista com as inscrições homologadas, incluindo pessoas com deficiência, foi publicada nesta sexta-feira, 18, no site da Fadesp. As provas objetivas e discursivas, primeira etapa do concurso Detran-PA, ocorrerão no dia 10 de fevereiro.
Os locais de aplicação serão divulgados a partir do dia 22, junto com o cartão de inscrição. A consulta será feita pelo portal da banca, até 25 de janeiro. O concurso para Detran-PA tem oferta de 100 vagas.
Detran-PA realiza novo concurso público com mais de 79 mil
candidatos (Foto: Seplan-PA)
Os cargos da seleção exigiram ensino médio completo. Para concorrer a agente de fiscalização foi preciso ainda ter Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo A e B, efetiva há dois anos.
A remuneração é de R$2.191,52 para as duas carreiras. A jornada de trabalho é de 30 horas. O Detran do Pará contrata pelo regime estatutário, que garante estabilidade ao servidor.
Provas do concurso Detran-PA terão 50 questões objetivas
No dia 10 de fevereiro, as provas do concurso Detran-PA serão aplicadas em dois horários. No turno da manhã, será a vez dos candidatos a agente de educação de trânsito. Já na parte da tarde, os exames serão aplicados para agente de fiscalização de trânsito.
Todos os concorrentes terão quatro horas para responder a 50 questões objetivas e elaborar um texto dissertativo e/ou argumentativo de 20 a 30 linhas. Na prova objetiva, as perguntas estarão divididas entre Conhecimentos Básicos (20) e Conhecimentos Específicos (30). As disciplinas cobradas serão:
Para ser aprovado na avaliação objetiva, o participante deverá obter 50% ou mais do total de pontos no exame. Somente os classificados na objetiva terão as redações corrigidas. Os textos valerão, no máximo, 10 pontos.
Serão avaliados os itens: adequação ao tema, capacidade de argumentação, coerência argumentativa, elaboração crítica Os aprovados nas primeiras etapas serão convocados para a fase de avaliação de saúde.
Haverá, ainda, teste de capacidade física, avaliação psicológica, entrega de certidão negativa da vara de execução criminal e, por fim, um curso de formação para os candidatos ao cargo de agente de fiscalização de trânsito.
No vídeo abaixo, saiba como reagir ao número de inscritos no concurso: [VIDEO id="8288"]