Concurso Degase: governo publica nomeação de aprovados em 2011

Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro nomeia candidatos aprovados no concurso Degase 2011.

Autor:
Publicado em:19/12/2018 às 13:18
Atualizado em:19/12/2018 às 13:18

Foi publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro desta quarta-feira, 19, a nomeação dos aprovados no concurso do Degase – Departamento Geral de Ações Sócio Educativas – realizado em 2011. Ao todo 45 novos servidores tomarão posse nos cargos. 

As unidades de lotação são na capital carioca, além de Nova Iguaçu, Volta Redonda e Campos. A maior parte das vagas é do cargo de agente administrativo, com 29 novos agentes. Mas também foram chamados técnico de suporte comunicação, bibliotecário, enfermeiro, musicoterapeuta, estatístico, técnico em segurança do trabalho, terapeuta e outros. 

Confira a lista de candidatos nomeados

No início de dezembro, a Justiça do Rio determinou a nomeação e posse dos candidatos. Ao todo deverão ser empossados 282 novos servidores, dentre eles aprovados em vagas imediatas e em cadastro de reserva do último concurso. Este número corresponde ao déficit atual do Degase. 

O motivo é a proximidade do fim de contratos temporários de 332 servidores do Departamento. Isso aumentaria o déficit e prejudicaria os trabalhos do órgão. Esses contratos foram autorizados em 2015, antes da nomeação de todos os aprovados no concurso que já havia sido concluído três anos antes.

Em abril os aprovados de 2011 se reuniram com a Comissão de Educação em uma audiência na Alerj - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Desde 2015 reivindicam a convocação de 158 pessoas.A determinação da posse dos candidatos foi proferida pela juíza Lucia Glioche, da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Capital.

Degase (Foto: Novo Degase)
Degase prepara criação de 332 novos cargos
(Foto: Novo Degase)

Degase já prepara o próximo concurso

No próximo ano o Degase deverá abrir um novo concurso. A mesma decisão que determina a nomeação dos aprovados de 2011, impôs um prazo de 30 dias para que fosse realizado o estudo do impacto financeiro da criação de 332 novos cargos na estrutura do Degase. No dia 11 dezembro, foi publicada uma portaria no Diário Oficial que institui a comissão responsável por esse estudo.

Se criados, os novos cargos serão providos por meio de concurso para efetivos. O processo para a o estudo de sua criação tramita desde 2017 na Secretaria de Planejamento. O resultado deverá ser apresentado pela comissão em breve e será encaminhado para a Alerj o Projeto de Lei. Tão logo sancionado, o novo concurso deverá ser aberto. As carreiras que deverão ser contempladas ainda não foram divulgadas. 

Último concurso teve vagas nos níveis médio e superior

último concurso do Degase  ofertou 500 vagas nos níveis médio, médio/técnico e superior. As oportunidades foram distribuídas em oito polos regionais nos municípios de Araruama, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro Capital, São Gonçalo e Volta Redonda.

Das vagas, 324 eram para agentes socioeducativos, de nível médio, cujo vencimento básico inicial era de R$2.091,22. Foram 16 oportunidades para pessoas do sexo feminino e as demais para o sexo masculino. 

A avaliação foi por meio uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões abrangendo:

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Conhecimentos Gerais
  • Conhecimentos Específicos 

Também houve redação para todos os cargos e análise de títulos para concorrentes na área de Educação – professores e pedagogos. Os aprovados foram convocados para um curso de formação, última etapa de avaliação.

[VIDEO id="8481"]

Carregando...