Mais de 3 mil candidatos garantiram a isenção no concurso Deap-SC. A lista preliminar, com as isenções deferidas e indeferidas, foi publicada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), banca organizadora.
Os candidatos que tiveram o pedido negado poderão entrar com recursos até a próxima quarta-feira, 30. Caso o recurso não seja aceito, será preciso pagar a taxa de inscrição, no valor de R$150.
As inscrições seguem abertas, até o dia 13 de novembro, por meio do site da Fepese. Ao todo, o concurso Deap-SC oferece 600 vagas mais cadastro de reserva para o cargo de agente penitenciário.
Do total de vagas, 480 são destinadas ao sexo masculino e 120 ao sexo feminino. Para concorrer, os interessados devem ter nível superior completo e carteira de habilitação na categoria B. Os aprovados receberão vencimentos iniciais de R$3.993,82.
Concurso Deap-SC terá seis etapas
Os candidatos do concurso Deap-SC serão avaliados em até seis etapas, sendo elas: provas escritas; prova física; avaliação psicológica; exame toxicológico; investigação social; e curso de formação.
A primeira etapa será a prova objetiva, no dia 1º de dezembro, das 13 às 18h. Os locais serão divulgados no dia 27 de novembro. Os exames ocorrerão nas seguintes cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
(Foto: Divulgação/SJC-SC)
A prova objetiva contará com 100 questões, sendo elas de:
- Língua Portuguesa (15 perguntas);
- Raciocínio Lógico (dez);
- Direitos Humanos (15);
- Direito constitucional (cinco);
- Administração Pública (cinco);
- Direito penal (cinco);
- Legislação Especial (dez);
- Direito Processual Penal (cinco);
- Legislação Estadual (dez);
- Execução Penal (dez); e
- Sociologia Aplicada (dez).
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco, com um ponto, no mínimo, em cada disciplina. Além disso, será preciso se classificar até a 1.920ª posição (homens) ou 480ª posição (mulheres).
Os aprovados serão convocados para a prova de capacidade física, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de dezembro. Serão convocados para o exame psicológico os candidatos considerados aptos no teste físico e classificados em até três vezes o número de vagas por sexo. A avaliação ocorrerá no dia 12 de janeiro de 2020.
Já o exame toxicológico deverá ser entregue, independente de convocação, entre os dias 6 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020. Por fim, a investigação social ocorrerá concomitantemente às demais fases, desde a inscrição até o ato de posse.
Os aprovados em todas as etapas serão chamados para o curso de formação. Para esta fase, serão convocados até 980 candidatos, sendo 784 do sexo masculino e 196 do sexo feminino, de acordo com a classificação.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 19 de junho de 2020. Após esta data, a seleção será homologada. Os aprovados serão convocados durante o prazo de validade do concurso Deap-SC, que será de dois anos, cabendo prorrogação por igual período.

















