Concurso Deap-SC para agente penitenciário tem comissão formada
Governo de Santa Catarina forma comissão do concurso do Departamento de Administração Prisional (Deap-SC) para agente penitenciário.
Autor:
Publicado em:28/05/2019 às 08:30
Atualizado em:28/05/2019 às 08:30
O Governo de Santa Catarina formou a comissão organizadora do concurso do Departamento de Administração Prisional (Deap-SC). A previsão é que sejam oferecidas 600 vagas para o cargo de agente penitenciário.
A equipe designada ficará responsável por elaborar o projeto do edital e pelo processo de escolha da banca organizadora. A comissão foi anunciada por meio de uma portaria publicada na última segunda-feira, 27, no Diário Oficial de Santa Catarina.
Com a assinatura do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, foram designados os seguintes servidores para a comissão do concurso Deap-SC: Paulo Roberto de Oliveira (presidente); Gisleine Aver; Denise da Silva; Dayanne Chistine Sestren; Artur Eduardo Knabben; Almery Alcides Vieira; Valdemiro da Rocha; e Marcelo dos Santos Ribas.
Com a comissão formada, o concurso Deap-SC deve ser iniciado em breve, como anunciou o governador Carlos Moisés no último dia 20. Segundo ele, serão oferecidas 600 vagas e o edital está previsto para os próximos dias.
De acordo com o Governo do Estado de Santa Catarina, após a publicação do edital do concurso, será estabelecido o cronograma com a previsão do início das atividades dos novos agentes. Ainda no dia 20, o presidente do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço, avaliou o anúncio do governador de forma positiva.
"O governo tem conseguido reverter os índices de criminalidade, mas isso implica em mais pessoas encarceradas. Esse chamamento é muito oportuno porque vai permitir a abertura de vagas e colocação dessas pessoas no sistema prisional", disse o presidente.
Governo de SC confirma 600 vagas em concurso
para agente penitenciário (Foto: Divulgação/SJC-SC)
Concurso era aguardado desde janeiro
Autorizado desde 2018, o concurso para agente penitenciário de Santa Catarina tinha edital previsto para janeiro deste ano. Mas, na época, ainda precisava ter o seu orçamento aprovado pela atual gestão do estado.
Com o objetivo de assegurar as ações para a redução da criminalidade na área de Segurança Pública, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira decretou, em julho de 2018, situação de emergência no sistema prisional de Santa Catarina. Entre as medidas apresentadas, foi dada a autorização para um novo concurso.
De acordo com o decreto, o intuito era contratar 807 agentes prisionais. Desta forma, é possível que, além das 600 vagas anunciadas, mais aprovados sejam convocados, durante a validade da seleção.
O último concurso para a carreira ocorreu em 2013. Na ocasião, foram oferecidas 320 vagas, nos cargos de agente penitenciário e socioeducativo. Para concorrer, foi preciso ter nível superior completo.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e físicas. A primeira etapa contou com 70 questões, que foram distribuídas entre Conhecimentos Gerais e Específicos. Os vencimentos oferecidos aos convocados foram de R$2.800, já incluindo hora extra e adicional noturno.
Prepare-se para o concurso de agente penitenciário SC