Concurso Deap-SC: contratação da banca ocorrerá em breve, diz SAP
Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) afirma que contratação da banca do concurso Deap-SC ocorrerá em breve.
Autor:
Publicado em:16/09/2019 às 13:26
Atualizado em:16/09/2019 às 13:26
Anunciado em maio deste ano, o concurso Deap-SC ainda aguarda a escolha da empresa que ficará responsável pela seleção. Em resposta no último dia 13, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP-SC) informou à FOLHA DIRIGIDA que, em breve, deverá ocorrer a contração da banca organizadora.
"A comissão já concluiu o Termo de Referência e, em breve, deverá ocorrer a contração da empresa que vai realizar o concurso", disse a SAP.
Ainda segundo a pasta, no momento, estão sendo finalizados os trâmites legais para o lançamento do edital do concurso Deap-SC. Ao todo, serão oferecidas 600 vagas para o cargo de agente penitenciário.
Ainda na última semana, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, respondeu um seguidor em sua rede social sobre o concurso. Segundo ele, o "edital será publicado em breve".
Em maio, quando a seleção foi anunciada, o presidente do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço, avaliou o processo.
"O governo tem conseguido reverter os índices de criminalidade, mas isso implica em mais pessoas encarceradas. Esse chamamento é muito oportuno porque vai permitir a abertura de vagas e colocação dessas pessoas no sistema prisional", disse o presidente.
Autorizado desde 2018, o concurso para agente penitenciário de Santa Catarina tinha edital previsto para janeiro deste ano. No entanto, na época, a seleção ainda precisava ter o seu orçamento aprovado pela atual gestão do estado.
Com o objetivo de assegurar as ações para a redução da criminalidade na área de Segurança Pública, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira decretou, em julho de 2018, situação de emergência no sistema prisional de Santa Catarina. Entre as medidas apresentadas, foi dada a autorização para um novo concurso.
De acordo com o decreto, o intuito era contratar 807 agentes prisionais. Desta forma, é possível que, além das 600 vagas anunciadas, mais aprovados sejam convocados, durante a validade da seleção.
O último concurso para a carreira ocorreu em 2013. Na ocasião, foram oferecidas 320 vagas, nos cargos de agente penitenciário e socioeducativo. Para concorrer, foi preciso ter nível superior completo.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e físicas. A primeira etapa contou com 70 questões, que foram distribuídas entre Conhecimentos Gerais e Específicos. Os vencimentos oferecidos aos convocados foram de R$2.800, já incluindo hora extra e adicional noturno.