Concurso Câmara de Teresina-PI: vagas constam no orçamento de 2020
A Lei de Diretrizes Orçamentárias de Teresina-PI traz a confirmação das vagas para o novo concurso da Câmara Municipal.
Autor:
Publicado em:18/07/2019 às 08:15
Atualizado em:18/07/2019 às 08:15
O concurso para Câmara de Teresina, na capital do Piauí, está incluído nas Diretrizes Orçamentárias do município para 2020. Publicada no Diário Oficial de quarta-feira, 17, a previsão da verba traz o número de vagas da seleção para Casa Legislativa.
Ao todo, a oferta será de 24 oportunidades, sendo dez de nível médio e 14 de nível superior. Confira os detalhes:
Nível médio:
Assistente técnico legislativo: 5 vagas;
Assistente legislativo: 5 vagas.
Nível superior:
Procurador legislativo: 1 vaga;
Assessor jurídico legislativo: 5 vagas;
Administrador: 2 vagas;
Contador: 2 vagas;
Analista de informática: 2 vagas;
Comunicador social: 2 vagas.
As diretrizes confirmam que o concurso Câmara de Teresina-PI poderá ser realizado em 2020 para o preenchimento de tais oportunidades. A legislação ainda determina que as vagas remanescentes poderão ser preenchidas durante o prazo de validade da seleção.
As nomeações dos aprovados deverão ocorrer apenas no próximo ano. Já os preparativos, como a escolha da banca organizadora, devem ter andamento ainda em 2019. O presidente da Casa Legislativa, Jeová Alencar, disse que o edital deve ser publicado até o final deste ano.
Câmara de Teresina prepara novo concurso para ingresso de servidores
(Foto: Divulgação)
Em coletiva, Alencar destacou o déficit e a necessidade de reposição de pessoal em alguns setores. Ele disse que após o levantamento das vagas, seria iniciado o processo licitatório para a contratação da banca.
“Percebemos que temos carência em algumas repartições, como a Procuradoria, Técnico Legislativo e na Comunicação”, disse Alencar.
Além da Câmara, a LDO 2020 trouxe mais de 600 vagas previstas para um novo concurso da Prefeitura de Teresina, no Piauí.
Concurso Câmara de Teresina-PI tem comissão formada
No final de junho, a Câmara de Teresina formou a comissão organizadora do novo concurso. Os servidores que integram o grupo são responsáveis pelos preparativos internos da seleção. Como por exemplo, a definição dos cargos e vagas.
Eles também devem elaborar o projeto básico do concurso, que funciona como um espelho para o edital. O documento apresenta informações importantes, como estrutura de provas e cronograma esperado.
Quando pronto, o projeto básico integra a licitação para a escolha da banca organizadora. Ele é entregue a instituições interessadas em ficar à frente da seleção para que possam calcular os valores em organizar o processo seletivo.
De acordo com a portaria que institui a comissão, os trabalhos devem ser concluídos em até 30 dias. Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período.
Quer acesso a materiais de preparação para concursos?
A expectativa era que o concurso Câmara de Teresina-PI tivesse a oferta de 39 vagas. Isso porque, em 2017, a seleção foi autorizada a preencher esse quantitativo em funções dos níveis médio e superior.
Tal número poderá ser preenchido no decorrer da validade do concurso. Mas, para ingresso em 2020, só estão previstas 24 vagas no orçamento municipal.
Último concurso Câmara de Teresina-PI foi há sete anos
A Câmara de Teresina-PI não realiza novos concursos desde 2012. Na última seleção, o edital trouxe a oferta de 36 vagas, sendo 22 para nível médio e 14 para nível superior. A remuneração variava de R$681,72 a R$7.460,68, para carga horária de 30 horas semanais.
Com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) como banca organizadora, o concurso foi composto por três fases. Foram elas: prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos.
Ao todo, na primeira etapa, foram cobradas 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos, dependendo do cargo.
Saiba como ter um estudo antecipado para concursos: [VIDEO id="8073"]