Concurso Câmara de Aracaju-SE: projeto de lei propõe novo edital
Os vereadores da Câmara de Aracaju, capital do Sergipe, discutem sobre o projeto de lei que prevê um novo concurso para Vasa.
Autor:
Publicado em:19/06/2019 às 12:18
Atualizado em:19/06/2019 às 12:18
Sem realizar concursos há 30 anos, a Câmara de Aracaju, na capital do Sergipe, poderá ter novo edital para servidores efetivos. Nesta quarta-feira, 19, os vereadores discutirão o projeto de lei sobre o organograma da Casa Legislativa, que prevê a abertura de um novo concurso.
O PL propõe novos cargos de técnico e analista, como também salários atualizados para os servidores. Entre a proposta, a realização do concurso Câmara de Aracaju-SE consta como item fundamental para reorganizar os quadros da Casa.
O órgão firmou uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) para abertura do concurso. Para cumprir com isso, precisa que os vereadores aprovem o projeto de lei.
A atualização do organograma da Casa foi necessária para apresentar onde realmente estavam os cargos vagos. A intenção do presidente da Câmara, vereador Nitinho Vitale, é que os preparativos para seleção avancem a partir de julho.
“A tabela salarial dos servidores está muito defasada, o estudo realizado pela equipe que construiu o novo organograma corrigiu estas distorções e agora, a partir do mês de julho, pretendemos dar andamento a realização do concurso público”, destacou Vitale.
Caso o projeto de lei seja aprovado, o órgão deverá formar uma comissão para acompanhar os trâmites do concurso. O grupo será responsável, por exemplo, pela elaboração do projeto básico, que funciona como um espelho para o edital.
Câmara de Aracaju-SE pode ter novo concurso público após 30 anos
(Foto: Divulgação)
Quando pronto, esse documento integra a escolha da banca organizadora. Em geral, somente depois de definida a instituição que receberá as inscrições e aplicará as etapas do concurso, o edital é publicado.
Prefeitura de Aracaju-SE autoriza concurso para auditor
Também em Aracaju, mas na Prefeitura, há o planejamento para um novo concurso de auditor de tributos. O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou a seleção, em meados de maio. A oferta será de 20 vagas para o cargo, que exige formação em nível superior.
Com a autorização do concurso foi criada, simultaneamente, a comissão organizadora. O grupo será responsável por acompanhar todas as etapas da seleção e elaborar o projeto básico para escolha de uma banca organizadora.
De acordo com o próprio prefeito, a carreira de auditor é a que possui maior déficit no quadro do Executivo municipal atualmente, principalmente por causa de aposentadorias. A última seleção foi realizada há mais de 20 anos.
Acesse cursos de preparação para concursos:
Em relação às dificuldades financeiras da prefeitura, Nogueira defendeu que a contratação de novos auditores de tributos é parte da solução da crise.
“De maneira bem objetiva, com novos auditores iremos melhorar a arrecadação financeira da gestão”, ressaltou.
FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a prefeitura para saber qual é a remuneração inicial do cargo de auditor. A administração do município ainda não respondeu.
Saiba como estudar se o concurso não tem edital anterior: [VIDEO id="7793"]