Concurso BRB 2019: editais somam mais de 92 mil inscritos

Com três editais, concurso BRB atrai mais de 92 mil inscritos, com maior concorrência no cargo de advogado. Provas serão em dias diferentes.

Autor:
Publicado em:08/08/2019 às 09:50
Atualizado em:08/08/2019 às 09:50

Com três editais divulgados, o concurso BRB atraiu mais de 92 mil candidatos. Segundo o Banco de Brasília, a maior concorrência é para a vaga de advogado. São 2.754 inscritos para uma única oportunidade.

Em seguida, como já adiantado por FOLHA DIRIGIDA, a seleção mais disputada é a da carreira de escriturário, de nível médio. O cargo, que é a porta de entrada para a área bancária, teve ao todo 84.317 inscritos. Com 100 oportunidades, a concorrência ficou em 843 candidatos por vaga.

Já para as outras 12 oportunidades, a concorrência ficou em 422 candidatos por vaga para analista de tecnologia da informação, que conta com dez chances, 680 para engenheiro de segurança do trabalho e 97 para médico do trabalho, tendo estes dois últimos uma vaga cada.

Vale lembrar que, além das 113 vagas, o concurso do Banco de Brasília seleciona para formação de cadastro de reserva. Segundo o BRB, desde 2013 não é realizado um concurso público. Para o presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, o lançamento dos três editais demonstra o foco do banco em expandir sua atuação.

"Estamos com diversos novos projetos, todos voltados à construção de um novo BRB, mais ágil, moderno, e voltado ao desenvolvimento econômico, social e humano. Acredito que esses primeiros sinais de mudança já começam a ser vistos pela população, o que despertou tamanho interesse nos concurseiros", disse o presidente.

BRB realiza concursos ​​​​​​(Foto: SindSaude-DF)
Concursos BRB somam 113 vagas ​​​​​​(​​​​​Foto: SindSaude-DF)

 

Concurso BRB terá provas em agosto e setembro

Os candidatos do concurso BRB serão avaliados por meio de provas objetivas e dicursivas, entre os dias 18 de agosto e 8 de setembro. No dia 18, no turno da tarde, será realizada a avaliação para a carreira de escriturário. Os candidatos terão quatro horas para concluírem o exame.

Já os concorrentes de nível superior, dos cargos de analista, engenheiro e médico, realizarão o exame no dia 25 de agosto, também no turno da tarde. Estes candidatos terão quatro horas e meia para completar a avaliação.

Por fim, no dia 8 de setembro, no turno da tarde, os candidatos ao cargo de advogado realizarão as provas objetiva e discursiva. Os concorrentes terão cinco horas para completar ambos os exames.

Confira materiais e dicas para concursos
Acesse materiais e dicas para concursos

Dependendo do cargo, a prova objetiva terá 60 questões entre Conhecimentos Gerais e Específicos, sendo cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico e Matemática
  • Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos
  • Governança Corporativa e Compliance, Inovação
  • Lei Orgânica e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal
  • Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do DF e da Ride
  • Conhecimentos Específicos

Para ser aprovado, será preciso alcançar, no mínimo, 50% da pontuação total. Além disso, o candidato não poderá obter nota igual a zero em Língua Portuguesa e menos que 50% de acertos em cada Conhecimento (Geral e Específico).

A prova discuriva será aplicada no mesmo dia da prova objetiva, valendo no máximo dez pontos para o escriturário e 20 para os cargos de nível superior. O candidato deverá elaborar um texto dissertativo e(ou) descritivo, com mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas, com base no tema formulado pela banca.

resultado final do concurso BRB está previsto para ser publicado no dia 22 de novembro para os escriturários, 29 do mesmo mês para os cargos de nível superior e 18 de dezembro para o advogado. Os contratos serão feitos pelo regime celetista. Os ganhos iniciais irão variar entre R$3.204,26 e R$19.530,67.

Estude para os concursos em 2019!

Estude para concursos!

Prepare-se para as provas do concurso BRB! [VIDEO id="8336"]