Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso Bombeiros-MS, cuja as avaliações aconteceram no último domingo, 2, em Campo Grande e Dourados. O documento oficial com as respostas provisórias foi publicado no Diário Oficial e no site da Fapems, a organizadora da seleção.
Os gabaritos estão divididos de acordo com o cargo pretendido pelo candidato: soldado ou oficial. Ambos tiveram provas na mesma data, mas em horários diferentes. O primeiro precisou comparecer no turno da manhã, enquanto o outro convocou os candidatos para o turno da tarde.
Os candidatos que não concordarem com as respostas divulgadas pela administração do concurso Bombeiros-MS poderão entrar com recurso. O prazo para envio das solicitações segue até as 17h desta quinta-feira, 6.
Para solicitar o recurso, o candidato precisa acessar o site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems), a organizadora, e preecher o formulário específico. A banca recomenda que estejam devidamente fundamentados. Poderá ocorrer alteração ou anulação de questões da prova.
Os concorrentes ao cargo de oficial responderam a 100 questões, das quais 20 serão de Língua Portuguesa, 63 versando entre matérias do Direito (Penal, Processual Penal, Humanos, Administrativo, Constitucional, Penal Militar e Processual Penal Militar), nove de Raciocínio Lógico e oito de Medicina Legal.
Já os inscritos para soldado tiveram pela frente 80 questões, sendo as seguintes disciplinas cobradas: Língua Portuguesa (20); Matemática (15); Raciocínio Lógico (15); e Conhecimentos Gerais (30). Para ser aprovado, o candidato precisará obter 50% de acertos, sem ter zerado nenhuma disciplina, em ambos os casos.

(Foto: Divulgação/Bombeiros-MS)
Retificação é publicada e muda quadro de vagas
Após longa polêmica envolvendo a distribuição das vagas do concurso, o edital da seleção para o Corpo de Bombeiros foi retificado. Agora, não há mais diferenciação de gênero para a disputa das vagas tanto de soldado quanto de oficial. Homens e mulheres concorrem ao mesmo quantitativo, além da mesma proporção de númedo de convocados para as próximas etapas.
A recomendação do Ministério Público do estado, por meio de uma Ação Civil Pública, a retificação foi publicada na segunda-feira, 6, no Diário Oficial do Mato Grosso do Sul. O MP-MS entendeu que os editais dos concursos não deveriam mais diferenciar quanto aos limites de vagas, conforme gênero do candidato, sob pena de multa diária de R$5 mil.
O concurso do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul registrou mais de 13 mil inscritos para ambos os cargos. As estatísticas foram divulgadas no site do Governo. O cargo de contou com 11.379 inscrições, enquanto para oficial combatente foram 923 inscritos; para oficial especialista 1.149 concorrentes; e oficial de saúde 94 participantes.
Concurso Bombeiros-MS oferece 176 vagas
O edital de abertura do concurso do Corpo de Bombeiros-MS, contendo as regras da seleção foi publicado em abril deste ano. São oferecidas 176 vagas imediatas, distribuídas pelos cargos de oficial e soldado. Para oficial são 23 oportunidades para o Curso de Formação de Oficiais, sendo 18 para candidatos do sexo masculino e cinco para o feminino. Já para soldado são 153 vagas. Para concorrer é preciso o nível médio completo ou equivalente.
Os aprovados na primeira etapa serão convocados para as fases seguintes, que serão: Exame de Aptidão Mental (avaliação psicotécnica), de caráter eliminatório; Exame de Saúde, de caráter eliminatório; Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório; e Investigação Social, de caráter eliminatório. [VIDEO id="7488"]