Os inscritos no concurso Bombeiros-MS foram convocados para a primeira fase da seleção: as provas escritas. Os exames serão realizados no próximo domingo, 2 de setembro, nos municípios de Campo Grande e Dourados, para os cargos de soldado e oficial. Para ter acesso ao edital de convocação, os candidatos devem acessar o site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems), a organizadora.
As provas serão realizadas em dois turnos. Para os concorrentes ao cargo de soldado o exame será aplicado no turno da manhã, com os portões abertos às 6h e o fechamento às 8h. A prova terá duração de, no máximo, quatro horas. Já para oficial os portõs abrirão às 13h com fechamento às 14h. Nesse caso, a prova terá cinco horas de curação. Confira os locais:
Soldado
Campo Grande
Local: Uniderp
Endereço: Avenida Ceará, n. 333
Bairro: Miguel Couto
Horário de abertura dos portões: 6 horas (horário de MS)
Horário de fechamento dos portões: 8 horas (horário de MS)
Dourados
Local: Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN
Endereço: Rua Balbina de Matos, n. 2.121
Bairro: Jardim Universitário
Horário de abertura dos portões: 6 horas (horário de MS)
Horário de fechamento dos portões: 8 horas (horário de MS)
Oficial
Campo Grande
Local: UNIGRAN CAPITAL
Endereço: R. Abrão Júlio Rahe, 325
Bairro: Centro
Horário de abertura dos portões: 13 horas (horário de MS)
Horário de fechamento dos portões: 14 horas (horário de MS)
Dourados
Local: UNIGRAN
Endereço: Rua Balbina de Matos, n. 2.121
Bairro: Jardim Universitário
Horário de abertura dos portões: 13 horas (horário de MS)
Horário de fechamento dos portões: 14 horas (horário de MS)

(Foto: Divulgação/Bombeiros-MS)
Prova objetiva terá até 100 questões
Os candidatos ao concurso do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul devem correr com os estudos para as provas, pois o exame trará diversas perguntas. Para os concorrentes a oficial serão disponibilizadas cinco horas para responder a 100 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
⇒ Língua Portuguesa (20 questões)
⇒ Direito Penal Militar (9)
⇒ Direito Processual Penal Militar (9)
⇒ Direito Constitucional (9)
⇒ Direito Administrativo (9)
⇒ Direito Penal (9)
⇒ Direito Processual Penal (9)
⇒ Direitos Humanos (9)
⇒ Raciocínio Lógico (9)
⇒ Medicina Legal (8)
Já os inscritos no cargo de soldado terão que responder a 80 questões em até quatro horas. Assim como as provas de oficial, os exames serão realizados em Campo Grande e Dourados. Para ser aprovados é necessário conseguir acerto em 50% da prova, sem ter zerado nenhuma disciplina, que serão as seguintes cobradas:
⇒ Língua Portuguesa (20);
⇒ Matemática (15);
⇒ Raciocínio Lógico (15);
⇒ Conhecimentos Gerais (30)
Concurso chegou a ser suspenso, mas foi retomado
Em junho, os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul chegaram a ser suspensos temporariamente. No entanto, o governo recorreu da decisão e conseguiu a retomada das seleções. A decisão foi do foi do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, atendendo a um pedido do Ministério Público do estado.
Além dos concursos, foi suspenso, também, o contrato com a organizadora Fapems. Por meio de uma ação civil de improbidade administrativa, chegou-se a conclusão que outras empresas com mesma habilidade técnica da banca escolhida poderiam ter organizado a seleção e com preço menor. Foi pontuado ainda que a banca responde por irregularidades em um processo licitatório semelhante e isso traria prejuízos aos cofres públicos.
O concurso Bombeiros-MS oferecem 176 vagas, distribuídas pelos cargos de oficial e soldado do Corpo de Bombeiros. Para oficial são 23 oportunidades para o Curso de Formação de Oficiais, sendo 18 vagas para candidatos do sexo masculino e cinco para o sexo feminino. Já para soldado são 153 vagas, das quais 119 são para ampla concorrência. Para concorrer é preciso o nível médio completo ou equivalente. [VIDEO id="7484"]