Concurso Bombeiros-MG oficial: divulga resultado e convoca para o TAF
Foram divulgados os resultados dos exames médicos do concurso Bombeiros-MG para oficiais, além da convocação para o TAF.
Autor:
Publicado em:09/10/2018 às 12:18
Atualizado em:09/10/2018 às 12:18
Os concorrentes ao concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já podem conferir os resultados dos exames médicos. Além disso, a corporação divulgou a convocação dos habilitados para a terceira etapa.
O documento com a lista de resultado dos exames está disponível no site do próprio Corpo de Bombeiros ou por meio do site da Fundep, organizadora da seleção. Os exames foram a segunda etada da seleção para oficiais, realizados no auditório da Fundação Mineira de Educação e Cultura, em 16 de agosto.
Também foram divulgados os resultados dos recursos contra o resultado preliminar dos exames de saúde, classificando as solicitações como deferidas e indeferidas. O resultado final não cabe mais contestações.
Além de publicar o resultado da segunda fase, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais também divulgou a convocação dos habilitados para a terceira etapa, que será composta pelos testes de aptidão física e habilidades natatórias.
Exames serão realizados em duas datas
O Corpo de Bombeiros e a Fundep também divulgaram o cronograma para a realização dos testes. No primeiro dia, acontecerá o teste de capacidade física (TFC), marcado para 16 de outubro, às 8h, no complexo esportivo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (situada à Av. Dom José Gaspar, 500, prédio nº 65, Coração Eucarístico, Belo Horizonte).
O segundo dia ficará reservado para o teste de habilidade natatória, agendado para 17 de outubro, também às 8h. Os candidatos deverão comparecer no segundo Batalhão de Bombeiros Militar (situado à Av. João César de Oliveira, 3744, Eldorado, Contagem).
O resultado preliminar dos dois exames físicos está previsto para ser divulgado no dia 23 de outubro, cabendo recurso entre 24 e 26 do mesmo mês. De acordo com o edital de abertura do concurso, o teste de capacitação física será de responsabilidade do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, sendo composto pelas provas abaixo:
Primeiro dia - aplicação do Teste de Capacitação Física:
• Teste de Resistência Aeróbica;
• Teste de Força Muscular de Membros Superiores;
• Teste de Agilidade (Shutlle-Run);
• Teste de Flexão Abdominal.
Segundo dia - aplicação do Teste de Habilidade Natatória:
Os candidatos serão avaliados quanto às habilidades natatórias e as de desempenho em meio aquático, nadando 25 metros em nado nos estilos peito ou crawl, no tempo máximo de 35 segundos (para o sexo masculino) e 40 segundos (para o sexo feminino), tendo como resultado apenas a condição de apto ou inapto.
É preciso estar bem preparado, pois serão eliminados do concurso os candidatos que não atingirem o índice mínimo de 1,5 pontos em qualquer uma das provas do teste; além daqueles que não realizarem quaisquer das provas previstas nessa fase; ou não comparecerem para a realização das provas ou chegar atrasado.
Bombeiros-MG realizará a terceira fase de concurso para oficiais
(Foto: Divulgação/CBM-MG)
Toxicológico será a última etapa do concurso
Os aprovados na etapa de testes físicos e habilidades natatórias do concurso do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais ainda serão avaliados por uma última etapa. A quarta fase será composta pelo exame toxicológico, que terá caráter eliminatório.
Segundo o edital, o exame é utilizado para avaliar a sanidade física e mental do candidato mediante a detecção ou não do uso de drogas ilícitas que causem dependência química ou psíquica de qualquer natureza. Serão coletadas amostras de cabelo ou pelos, de barba, bigode, axilas, peito, costas, pernas, braços ou pubianos.
A reta final do concurso será composta pelo Curso de Formação, onde serão encaminhados os aprovados em todas as etapas de seleção. O início do curso está previsto para fevereiro de 2019.
Concurso Bombeiros para oficias oferece 30 vagas
O edital do concurso foi publicado em fevereiro deste ano com oferta de 30 vagas imediatas. Desse total, 27 são destinadas a candidatos do sexo masculino e três para concorrentes do sexo feminino.
Os aprovados ingressarão na graduação de cadete, que proporciona uma remuneração inicial de R$5.769,42. Após o curso de formação, os cadetes serão declarados aspirantes a Oficial BM. Concluídos seis meses nesse posto, há possibilidade de serem promovidos à 2º tenente.
A carreira exige que o candidato tenha entre 18 e 30 anos de idade na data de inclusão prevista para 1º de fevereiro de 2019; o ensino médio completo ou equivalente até a data de inclusão; e altura mínima de 1,60m, entre os requisitos principais, além de aprovação em todas as etapas do concurso. [VIDEO id="7488"]