Concurso Banrisul: sindicato cobra novas seleções para escriturário
Com fim da validade da seleção para escriturário do Banrisul, sindicato cobra novos concursos e afirma que Banco "convocou apenas o mínimo".
Autor:
Publicado em:12/11/2018 às 13:32
Atualizado em:12/11/2018 às 13:32
O prazo de validade do último concurso do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), para a carreira de escriturário, venceu em março deste ano. Ao todo, foram convocados 300 aprovados. Porém, sem seleção válida, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) cobra novos concursos, para preencher o déficit atual do banco.
De acordo com o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, em seu último concurso, "o Banrisul convocou apenas o mínimo", em referência aos 300 aprovados. O número de convocados preencheu, segundo o sindicato, apenas as vagas imediatas, não chamando os aprovados em cadastro de reserva.
Em março de 2017, o sindicato já havia se manifestado em relação à prorrogação do concurso, afirmando que, além dos convocados, era preciso sanar o déficit de funcionários do Banco.
"Embora tenha sido prorrogado o concurso, é preciso que o banco reponha, com concursados, pelo menos o número de colegas que se aposentaram no ano passado (2016) e os que sairão com o plano de aposentadoria voluntária”, afirmou o SindBancários, em 2017.
Sindicato afirma que déficit chega a 30% nas agências
Sem novos concursos previstos, o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, afirma que o déficit de escriturários chega a 30%, nas agências do Banrisul.
"Nós temos um quadro profissional atual, com um déficit de 20% a 30% de funcionários por agência. Todas as agências estão com o quadro defasado, o que gera precarização do atendimento e sobrecarga de trabalho para os que estão em exercício", afirma o presidente.
O presidente afirma ainda que, em acordo coletivo feito este ano com o Banco, não houve, por parte do Banrisul, um posicionamento em relação a novos concursos. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a instituição afirmou que: "no momento, não existe previsão sobre a realização de um novo concurso público".
Sem novo concurso, Banrisul opera com déficit de servidores, aponta
SindBancários (Foto: Divulgação/Secom - Governo do Rio Grande do Sul)
O déficit de funcionários no Banco, no entanto, pode aumentar, considerando um novo "Plano de Desligamento por Aposentadoria Voluntária (PDVs)” proposto no último dia 6 de novembro pelo Banrisul. A Federação dos Bancários do Rio Grande de Sul (Fetrafi-RS) já se posicionou contra o programa.
Diante da proposta, o movimento sindical afirmou que não irá "avaliar ou analisar" o que está sendo proposto pelo Banco. Em nota, a Federação afirmou que prioriza a defesa dos empregos e de novos concursos.
"As representações sindicais não participaram da construção desta proposta apresentada ontem (6 de novembro) pelo Banrisul, com a qual não concordamos, pelo princípio básico da defesa dos empregos e pela realização de concursos públicos".
Banrisul realizou concursos em 2015 e 2017
O último concurso para a carreira de escriturário do Banrisul ocorreu em 2015. Na ocasião, foram oferecidas 300 vagas mais o cadastro de reserva, para o cargo, que tem o nível médio como exigência.
O prazo de validade da seleção foi prorrogado e venceu em março deste ano. Os 300 aprovados foram convocados. De acordo com o edital de 2015, a remuneração oferecida era de R$1.796,45.
Para ser aprovado, foi preciso ter bom aproveitamento na prova objetiva. O exame foi composto por 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais (Matemática, Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa e Domínio Produtivo de Informática) e 40 de Específicos (Conhecimentos Bancários, Atendimento, Ética e Legislação de Equidade de Gêneros e Igualdade Racial, e Técnicas de Vendas).
Prepare-se para concursos
Já em 2017 o Banrisul abriu um novo concurso, com 120 vagas para o cargo de técnico em tecnologia da informação, que exige o nível superior completo. De acordo com o documento, os aprovados na seleção receberão remuneração mensal de até R$5.600,41.
As oportunidades oferecidas foram para as áreas de Tecnologia da Informação, Suporte a Infraestrutura de TI, Suporte a Plataforma Mainframe, Desenvolvimento de Sistemas, Administração de Banco de Dados, Teste de Software e Gestão de TI.
O concurso teve seu resultado final publicado em maio deste ano. Para ser aprovado na seleção, foi preciso ter bom desempenho na prova objetiva, que contou com 75 questões, entre: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Legislação referente à equidade de Gênero e Igualdade Racial, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos.
Prepare-se para concursos da área Bancária
Mesmo sem previsão de uma nova seleção, quem deseja ingressar em um banco público, deve manter os estudos para concursos em dia. Para ajudar na preparação para a área Bancária, FOLHA DIRIGIDA traz dicas de estudo exclusivas sobre o assunto. Confira!