A Assembleia Legislativa da Bahia deu um passo importante para a realização do concurso Alba. Foi publicado no Diário Oficial da Assembleia de quinta-feira, 27, o extrato do contrato com a Fundação Getulio Vargas, a organizadora. Com isso, o edital fica ainda mais próximo.
De acordo com o extrato que formaliza a escolha da banca, o vínculo do contrato será de 12 meses, contados a partir de sua publicação. A FGV foi anunciada em agosto e a sua escolha foi por meio de dispensa de licitação.
Esse foi um importante avanço e pode ser considerado um dos últimos passos que antecede a publicação do edital. O documento, no entanto, não tem uma data definida para ser divulgado, porém não deve demorar. A organizadora deve definir os últimos detalhes, como cronograma, e divulgá-lo nos próximos dias.

“A legislação é enxuta, moderna e vai conferir eficiência à área de segurança da Assembleia, pois os funcionários que integrarem esse quadro especializado terão o ‘poder de polícia’, sendo responsáveis pelas áreas internas e externas da Casa – podendo conduzir inquéritos e encaminhar seus resultados (quando couber) ao Ministério Público para adoção das providências e denúncias que se fizerem necessárias”, disse o chefe de gabinete da presidência da Alba, Márcio Barreto
Concurso Alba terá 120 vagas. Confira!
Uma informação importante em toda seleção, mas que o concurso Alba já definiu, é o quantitativo de vagas. Serão 120 oportunidades oferecidas pelo novo edital, conforme uma nota publicada recentemente pela Alba.
Para interessados com nível médio, serão oferecidas 54 vagas para agente de polícia legislativa e 38 para o quadro de técnico legislativo. Já quem tem nível superior poderá concorrer a 28 oportunidades de analista legislativo na estrutura da Casa. A seleção da Alba terá ainda reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para negros.
A remuneração inicial para técnico legislativo e agente de polícia legislativa é de R$5.883,81, enquanto que a do analista legislativo, de nível superior, será de R$6.960,87, tendo como base a estrutura salarial da Alba. O presidente da Assembleia, Angelo Coronel, considera o concurso como um passo em direção ao preenchimento de cargos efetivos.
“Uma demanda antiga de profissionalização do serviço de segurança que terá característica pioneira no Brasil no tocante a treinamento e seleção”, destacou Coronel em nota.

(Foto: Agência Alba)
Seleção da Alba está confirmada com várias etapas
Quem deseja se preparar antecipadamente para o concurso da Alba teve uma notícia importante. A estrututa da próxima seleção já foi confirmada pela Assembleia. Os inscritos serão avaliados por meio de diversas etapas, que podem classificar ou eliminar os candidatos.
Para todos os candidatos, como de praxe, serão aplicadas provas objetivas. Inscritos para o cargo de taquígrafo realizarão, também, exames práticos, equanto para procurador haverá prova discursiva. Para a Polícia Legislativa, serão quatro etapas de seleção, confira quais:
- 1ª etapa: prova objetiva e discursiva;
- 2ª etapa: teste de aptidão física;
- 3ª etapa: avaliação psicológica;
- 4ª etapa: investigação social documental.
“As demais vagas serão apenas com prova objetiva, pois não existe uma necessidade de testar outras habilidades dos candidatos. Com as contratações, conseguiremos atender ao que vem sendo orientado na gestão pública, que é ter um quadro efetivo atualizado e tecnicamente preparado para dar respostas à sociedade”, afirmou o superintendente de Recursos Humanos da Alba, Francisco Raposo
[VIDEO id="7566"]