Concurso AGU cancela provas de 5 cargos. Saem gabaritos dos demais!

As provas do concurso AGU foram marcadas por incidentes no domingo, 9. Os exames da manhã foram cancelados e serão remarcados.

Autor:
Publicado em:10/12/2018 às 08:23
Atualizado em:10/12/2018 às 08:23

*Matéria atualizada em 10/12/2018, às 17h03

As provas do concurso AGU, que seriam realizadas no turno da manhã do último domingo, 9, foram canceladas e serão aplicadas em nova data. O motivo foram problemas na entrega dos cadernos de provas, que atrasaram e não chegaram em quatro estados.

O atraso na entrega dos malotes que originou o cancelamento das provas da manhã afetam cinco cargos do concurso: administrador, arquivista, contador, técnico em comunicação social e técnico em assuntos educacionais. O Idecan, organizador, e a Advocacia-Geral da União já se posicionaram sobre o caso.

Em comunicado oficial, a banca esclareceu que todo o planejamento logístico foi realizado "minuciosamente por uma equipe altamente qualificada". Embora todo o cuidado, o Idecan informou que os cadernos foram entregues com atraso pelo operador logístico que ficou responsável pelo transporte aéreo.

"Para assegurar a lisura do certame, e para que nenhum candidato seja prejudicado e as condições de igualdade sejam mantidas, a banca irá se reunir com a comissão organizadora do concurso durante esta semana para definir a data de aplicação das provas dos cargos do turno da manhã. A divulgação da nova data será feita oportunamente pelo IDECAN."

Na noite do domingo, 9, a Advocacia-Geral da União publicou uma nota oficial sobre o ocorrido na aplicação das provas. O órgão 'lamenta os incidentes' e comunica que será realizada uma reunião na terça-feira, 11, entre a comissão organizadora e o Idecan.

A reunião terá o objetivo de definir uma nota data para a realização dos exames para os cinco cargos afetados. O transtorno ocasionado pelo atraso dos malotes aconteceu nas cidades de Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).

A AGU comunica ainda que todos os problemas serão de total responsabilidade do organizador. A Advocacia-Geral da União comunica ainda que os exames na parte da tarde transcorreram sob total normalidade e devem ser considerados para o concurso, sem necessidade de remarcação.

"Os problemas ocorridos são de total responsabilidade do Idecan, que deverá arcar com os custos de aplicação da nova prova, cuja data de realização será divulgada tão logo seja definida", disse a AGU.

Prepare-se para o concurso AGU
Confira materiais e dicas de estudo para a AGU

Candidatos da tarde também alegam problemas

Os transtornos na aplicação de provas do concurso AGU não terminou pela manhã. Alguns candidatos que realizariam as provas no turno da tarde reclamaram da mesma logística e disseram não terem conseguido realizar o exame, contrariando o princípio de normalidade divulgado pela organização.

Um fato curioso é que, na nota publicada pelo Idecan, a banca menciona apenas o turno da manhã. No entanto, no comunicado oficial da AGU, também foi incluído o cargo de técnico em comunicação social, sendo que este tinha provas previstas para o turno da tarde.

A reportagem de FOLHA DIRIGIDA tentou contato com a o órgão e a banca, mas até o fechamento e atualização dessa reportagem não obteve retorno. Até o momento, a banca só se posiconou sobre reaplicação de provas para o turno da manhã.

A candidata Mariana Varandas, que está inscrita para o cargo de técnico em comunicação social, relatou problemas no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo ela, houve confusão na entrega das provas, o que atrasou o início em quase duas horas.

Mariana relata que os candidatos afetados pela demora se negaram a iniciar a prova com um atraso de duas horas, mesmo sob orientação de representantes da empresa. No lugar da prova de técnico, foram entregues as provas do analista administrativo.

"Enfim, foi uma grande confusão! Recebemos um documento de que estivemos presente, e informaram que a prova do curso iria ser anulada a nível nacional por conta do ocorrido. Não compreendo que ainda não haja informação da banca sobre o ocorrido na UFRJ."

Também na Faculdade de Letras da UFRJ, a candidata Sandra Machado, 54, relatou o mesmo fato. Segundo ela, a sua turma recebeu provas de técnico da área administrativa em vez de Comunicação Social. Com quase uma hora de espera, todos os presentes em sala também se negaram a prestar o exame.

"Trouxeram um pacote já aberto com provas de comunicação social", disse a candidata. Ela relata que também foram entregues declarações de comparecimento e que o representante da banca informou que a prova desse cargo seria anulada.

Até o momento, o Idecan, organizador do concurso AGU, não se posicionou oficialmente sobre o cancelamento e reaplicação das provas para o cargo de técnico em comunicação social. (Tão logo a banca publique o seu comunicado, você poderá conferir aqui na FOLHA DIRIGIDA).

Gabaritos serão divulgados nesta segunda, 10

Os candidatos aos cargos com provas marcadas para o turno da tarde realizaram os exames normalmente, segundo a AGU. Para esses concorrentes, os gabaritos preliminares foram divulgados na tarde desta segunda-feira, 16, no site da banca.

gabaritos concurso AGU

Para ter acesso, será preciso acessar o site do Idecan, o organizador. O órgão descartou reaplicar as provas para os cargos do turno da tarde, pois não foram registrados agravantes com esses exames.

Quem não concordar com os gabaritos divulgados pela banca poderá entrar com pedido de recurso. O prazo será aberto na terça-feira, 11, e ficará disponível até a quarta-feira, 12, pelo site do organizador, devendo ficar atento nas instruções para que a contestação seja analisada e aceita.

AGU deve publicar gabaritos nesta segunda, 10
Gabaritos do concurso AGU devem ser publicados nesta segunda, 10
(Foto: Divulgação)

Mais de 50 mil foram convocados para os exames

Com vagas apenas para cargos de nível superior, o concurso da AGU reuniu mais de 50 mil interessados. O órgão recebeu 50.524 inscrições para as 100 vagas oferecidas. Desse total, a maior procura foi para Brasília e Rio de Janeiro.

Embora mais de 50 mil tenham sido convocados para as provas, nem todos realizaram os exames. Fora o ocorrido com o cancelamento das provas pela manhã, no turno da tarde alguns candidatos não devem ter comparecido ao exame. A banca, no entanto, ainda não divulgou o número de abstenção.

Confira o número de candidatos por cargo:

  • Administrador - 11.031 candidatos
  • Analista técnico-administrativo - 26.494 candidatos
  • Arquivista - 453 candidatos
  • Bibliotecário - 469 candidatos
  • Contador - 5.428 candidatos
  • Técnico em assuntos educacionais - 4.859 candidatos
  • Técnico em Comunicação Social - 1.790 candidatos

Somando os inscritos para os cinco cargos afetados com o cancelameto das provas, foram mais de 23 mil candidatos que não realizaram as provas no domingo, fora os faltosos da tarde. Esses que não conseguiram realizar a prova no turno da manhã serão convocados em nova data.

edital da AGU foi divulgado em outubro com oportunidades para as carreiras de administrador (48 vagas); analista técnico-administrativo (dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); técnico em assuntos educacionais (duas); e em Comunicação Social (cinco).

Material de preparação para o concurso

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA para o concurso:

♦ Provas para Download
♦ Banco de Editais
♦ Cadernos de Testes 
 [VIDEO id="7770"]

Carregando...